Boletim

Fique por dentro das novidades em primeira mão

Nome:
*Email:

Evento que celebra a eleição das Cataratas entre as 7 maravilhas da natureza será no dia 11 de novembro

cataratas-day-2016
Campanha foi anunciada em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (31), no Centro Executivo.


O #CataratasDay2016, para relembrar a consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, em 11 de novembro de 2011, pretende atingir pelas mídias sociais, nesta data, mais de 100 milhões de pessoas, em todo o mundo, ante 77 milhões em novembro de 2015. Ao mesmo tempo, tem como meta registrar pelo menos 5 mil selfies nas Cataratas, feitas por moradores de Foz do Iguaçu e região. No ano passado, o número chegou a 2.800.


O tema deste ano, “Celebre a Biodiversidade”, valoriza a riqueza natural do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil e na Argentina. “É um ecossistema riquíssimo que cerca e protege as Cataratas”, explicou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e coordenador do comitê brasileiro Vote Cataratas, que trabalhou pela eleição do atrativo entre as maravilhas mundiais.

cataratas-day-2016b
"Celebre a biodiversidade" é o tema deste ano.


Piolla e o coordenador do comitê argentino Voto Cataratas, Marcelo Almada, participaram de uma entrevista coletiva, nesta segunda-feira (31), no Centro Executivo da Itaipu Binacional, na Vila A, para explicar como será o Cataratas Day deste ano.


Estavam presentes, também, Jean Paul de la Fuente, diretor da fundação suíça New Seven Wonders, que organizou a eleição das sete novas maravilhas; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Felipe González; o presidente da Cataratas do Iguaçu S.A, Adélio Demeterko; e o presidente do Fundo Iguaçu e do Sindhotéis, Carlos Silva.

Peças da campanha
A exemplo da edição de 2015, o #CataratasDay2016 fará a divulgação antecipada da data por meio das mídias sociais e em veículos de comunicação tradicionais, que aceitem participar sem qualquer custo. As peças, em português, inglês e espanhol, incluem imagens para divulgar o Dia das Cataratas, com alusões à importância do atrativo para o turismo e a natureza (há até mesmo um gif animado); outras que permitem ao usuário alterar sua foto no perfil do Facebook; e até mesmo cartazes para quem for fazer selfies.

Para reforçar a ação nas redes sociais, todo o material deve ser publicado pelos internautas com a marca #CataratasDay2016.

O Parque Nacional do Iguaçu não vai cobrar ingresso dos iguaçuenses que forem fazer selfies nas Cataratas. E, para facilitar ainda mais, haverá ônibus que levarão os moradores ao parque. Haverá 50 ônibus à disposição, como informou Gilmar Piolla, com dois horários de saída (8h e 14h), de cinco locais da cidade: Terminal de Transporte Urbano (TTU), Gramadão da Vila A, Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu, Praça da Bíblia e em frente à Uniamérica, na Avenida das Cataratas.

No lado argentino, serão usadas as mesmas peças da campanha. Mas, lá, haverá uma programação diferente, como explicou Almada, com eleição da Rainha das Cataratas, desfile de modelos e apresentação de grupos musicais. Os turistas terão descontos especiais nos hotéis e estabelecimentos gastronômicos. Para Almada, o Cataratas Day é “uma oportunidade única de divulgar o destino que a Argentina compartilha com o Brasil”.

Histórico
Jean Paul de la Fuente disse que a consagração foi “um momento histórico” para todas as maravilhas vencedoras do concurso. Disse que Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (Argentina) são exemplo de como aproveitar a data para divulgar seu atrativo. E lembrou que a eleição aumentou o número de visitantes nos sete destinos eleitos.

Carlos Silva disse que vai pedir aos hoteleiros para que incentivem os colaboradores a fazer postagens no dia 11, bem como a divulgar a data entre os visitantes. E Felipe González afirmou que será “uma grande oportunidade para o Destino Iguaçu como um todo, já que internautas do mundo inteiro estarão observando as belezas cênicas das Cataratas do Iguaçu”.

Na lembrança
O #Cataratas Day “é uma forma de manter sempre viva a conquista das Cataratas na mente das pessoas, além de reafirmar a importância de se preservar o patrimônio natural”, disse Piolla. Segundo ele, esse foi um dos compromissos assumidos com a Fundação New Seven Wonders mesmo antes de se ter o resultado da eleição.

Em 2015, o evento mobilizou mais de 70 milhões de pessoas nas redes sociais e nas mídias convencionais. Foram feitas 2.800 selfies, em um total de 6.245 postagens com a hashtag do evento, além de 176 matérias em jornais e emissoras de tevê.

(Itaipu Binacional)

Fale Conosco

  • Alameda Cecília Meireles, 637
    Jardim Central
  • (45) 3027-1836
  • (45) 9921-1845

Entre em Contato

Nos encontre nas Redes Sociais

Quem Somos

A nossa equipe é formada por:

  • Diretor-executivo: Carlos Tavares
  • Assessora de Diretoria:
    Luci Roberto
  • Administrativo: Maria Paola Faccini
  • Auxiliar: Célia Martins
  • Imprensa: Alexandre Palmar