Cresce o movimento do Destino Iguaçu

Os números do setor turístico de Foz do Iguaçu confirmam: a cidade nunca esteve tão bem cotada no cenário internacional como agora. No mês de maio, em comparação com o mesmo período do ano passado, a quantidade de turistas no Parque Nacional do Iguaçu aumentou em quase 40%. Os dados foram divulgados recentemente pelo Instituto Chico Mendes e apontam que o mês de maio fechou com 74.309 visitações contra 53.285 referente à maio de 2009.

O aumento no fluxo de turistas foi mantido mesmo nos períodos onde o setor sofreu baixas em diversas regiões, como no surgimento da gripe suína e a crise econômica mundial. “Desde 2007 a gestão integrada trabalha com foco em resultados que garantam a sustentabilidade do turismo e temos conseguido superar a meta estipulada”, informa o secretário municipal de turismo Felipe Gonzalez. O grupo integrado de gestão turística Foz trabalha com a meta anual de um milhão de visitantes e é composto pela Secretaria Municipal de Turismo, Instituto Chico Mendes, Itaipu Binacional, Comtur e Iguassu Convention & Visitors Bureau.

O balanço do PNI aponta que 25.419, ou seja, 34,2% do total de turistas que visitaram a principal unidade de conservação do Sul do Brasil eram do Mercosul, já a presença de brasileiros revelou uma alta de 22,4% em comparação com o ano passado, quando o parque recebeu 27.212. Este ano o número foi 33.265 visitantes nacionais. “Temos trabalhado com ações para incrementar o período de março a junho para transformá-los em temporada boa e melhorar o faturamento”, explica Gonzalez. Uma das ações para elevar o fluxo de visitantes na baixa temporada é a divulgação do destino conforme o calendário local das cidades brasileiras. “Utilizamos os feriados locais para oferecer Foz do Iguaçu”.

Outros dados também apontam o crescimento do “destino Iguaçu” em nível mundial, entre eles a escolha como “melhor atrativo do Brasil”, pelo Guia Quatro Rodas Abril, “melhor destino estrangeiro para o Reino Unido”, pelo jornal britânico The Guardian, além de ser finalista no concurso mundial Sete Maravilhas da Natureza, pela Fundação N7W, da Suíça. Neste feriadão de Corpus Christi os hotéis registram lotação próxima de 85%.

(Prefeitura de Foz do Iguaçu)