Fisiterapeuta: Larissa Donatoni da Silva
Contato: (45) 9 9156-2330

Larissa Donatoni da Silva
Doutoranda em ciências da saúde pela Universidade da Irlanda (extrior)
Fisioterapeuta e especialista em ortopedia (primeira turma de Foz-2005)
Formação em Pilates clinico Internacional- 2008
Formação em Pilates para idosos – BCP-Londres 2015
CREFITO 94257-F

Prevenção nos riscos ergonômicos em trabalhadores
A sobrecarga musculoesquelética em trabalhadores em geral se torna cada vez mais frequente, resultando no aumento da prevalência de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e lesões por esforço repetitivo (LER).

A fisioterapia tem a função de promover a saúde do trabalhador em reduzir o índice de afastamento, de prevenir os distúrbios osteomusculares/lesões e de inserir soluções para diminuir os riscos ergonômicos. A boa evolução do paciente/trabalhador na fisioterapia se inicia com a avaliação, o tratamento e a prevenção da DORT.

A postura adequada dos funcionários durante a execução do movimento repetitivo ou de longas jornadas de trabalho e de extrema importância para a prevenção da DORT/LER. O fisioterapeuta pode melhorar as condições de trabalho, como melhorar a segurança dos trabalhadores e tornar a produção de trabalho mais eficaz.

Além disso, os riscos de distúrbios osteomusculares e lesões por esforços repetitivos podem ser prevenidos com uma combinação de exercícios, como a ginastica laboral (GL) e, por exemplo, o Pilates. São formados vários grupos de pessoas para a GL e separadamente também para o Pilates.

O Pilates necessita de uma previa avaliação dos trabalhadores para a formação dos grupos. O Pilates e uma atividade física que atua na musculatura profunda de vários grupos musculares contribuindo assim a maior qualidade e na preparação do corpo para a jornada de trabalho.