Home »

Lula sanciona lei que obriga empresas a recolherem lixo tóxico

Lula sanciona lei que obriga empresas a recolherem lixo tóxico

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira a lei que cria a política nacional de resíduos sólidos e pediu rapidez na elaboração da regulamentação da norma. Lula deu prazo de 90 dias para que seja apresentada a regulamentação da lei que obriga as empresas a recolherem lixo tóxico de difícil decomposição, como baterias, pilhas, pneus, lâmpadas, eletrodomésticos e embalagens de agrotóxicos, e proíbe a criação de lixões ao ar livre.

” Temos que tomar cuidado para não demorar a regulamentação “

 


– Temos que tomar cuidado para não demorar a regulamentação. Não podemos passar de 90 dias para regulamentar, porque eu só tenho cinco meses de governo. Para a oposição, o tempo demora, mas para mim está passando rápido – disse.

Lula afirmou que, quando mandou o projeto para o Congresso em 2007, poucos acreditavam que seria aprovado, pois uma proposta semelhante tramitava desde 1991.

” O mérito da lei é tratar da inclusão de trabalhadores que foram esquecidos e maltratados pelo poder público “


– É uma revolução em termos ambientais. Organiza sem perder o foco que é a inclusão social. O mérito da lei é tratar da inclusão de trabalhadores que foram esquecidos e maltratados pelo poder público – afirmou.

Ao comemorar a sanção da lei, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira citou o prefeito de Sucupira, Odorico Paraguassu, personagem do Bem Amado, de Dias Gomes:

” Não queremos ser reconhecidos como catadores de lixo, mas como catadores de material reciclável “


– Estou com a alma lavada e enxaguada e agora reciclada.

O representante do Movimento Nacional dos Catadores, Severino Lima Júnior, afirmou que a categoria quer tirar seu sustento da coleta seletiva e a partir de agora ser tratada como empreendedor social.

– Não queremos ser reconhecidos como catadores de lixo, mas como catadores de material reciclável – afirmou.

Para o representante dos empresários, Vitor Bicca, ainda há desafios no setor, como o aumento da coleta seletiva e a desoneração do setor.

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/08/02/lula-sanciona-lei-que-obriga-empresas-recolherem-lixo-toxico-917299079.asp

Acesso: 3/8/2010 09:21:46

Facebook
Google+
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

1ª Foz Night Falls Run

  Dia 3 de setembro (Sábado a noite) Largada: 19:30 Trajeto: Saída do Muffato Jk, Av. Rep. Argentina, Av. Brasil, Av Jorge. Schimmelpfeng com chegada

LEIA MAIS