1ª etapa da Pesquisa UDC nas Pontes Internacionais – 2022 será na Argentina

Edição terá 72 horas ininterruptas. Atendendo às demandas dos órgãos envolvidos, a UDC vai aprofundar a coleta de dados do transporte internacional de cargas que cruza a fronteira.

O Centro Universitário UDC e Faculdades em parceria com a Universitá Degli Studi ROMA TRE da Itália, realizarão de forma ininterrupta, entre os dias 09 e 12 de junho, a 1ª etapa da Pesquisa de Tráfego de Veículos e Perfil de Pessoas nas Pontes Internacionais na Tríplice Fronteira.

Neste primeiro momento a pesquisa ocorrerá apenas na Ponte Internacional da Fraternidade, fronteira com a Argentina, e em data posterior, na Ponte da Amizade. Os trabalhos dos pesquisadores acontecerão durante as 24 horas dos dias de pesquisa.

O Centro Universitário UDC e faculdades realizam as Pesquisas nas Pontes da Amizade e da Fraternidade há vários anos, este é um trabalho totalmente financiado pela UDC.

As pesquisas servem como fonte de informações para as tomadas de decisões dos órgãos que a utilizam, especialmente nas áreas de: SEGURANÇA, LOGÍSTICA, COMÉRCIO, TURISMO E HOTELARIA.

“Nosso objetivo é evoluir sempre. A pesquisa científica exige isso, que façamos a coleta de dados e que o objeto de estudo seja sempre aprofundado. Portanto, sempre solicitamos aos órgãos envolvidos, sugestões e quais as necessidades de cada um na pesquisa. Com isso, nesta edição teremos novidades importantes”, adianta o Coordenador das Pesquisas UDC, Pró-Reitor Prof. Dr. Fábio Prado.

NOVIDADES

Além das informações que já faziam parte da pesquisa em outras edições, que envolvem a parte da segurança,transporte, comércio, turismo e hotelaria, serão levantados mais dados sobre logística como: tempo de deslocamento dos caminhões e carretas, tipos de carga e se o veículo está carregado, ou en lastre (vazio).

A equipe envolvida fará o levantamento de dados científicos e confiáveis sobre a realidade na fronteira entre o Brasil e Argentina, na 1ª etapa. “Com o intuito de atender, também a demanda que nos foi solicitada vamos aprofundar ainda mais os estudos em cima do transporte de cargas e logística internacional que cruzam a fronteira”, explica Prado.

Serão 3 dias de trabalhos ininterruptos, liderados pelo Prof. Fábio Prado. O corpo docente da UDC faz a coordenação pedagógica dos estudantes em campo. Serão mais de 100 pessoas trabalhando durante o período de atividades e depois, na compilação e interpretação dos dados.

A Pesquisa conta com apoio e serve como banco de dados para Receita Federal, Polícia Federal, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Acifi, Comtur e CODEFOZ, Sindhotéis, Fundo Iguaçu, Polo Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Consulado Argentino, Consulado Paraguaio.

SERVIÇO:

Data: 09 e 12 de junho

Local: Ponte Internacional Tancredo Neves

(Assessoria de Imprensa UDC).