Home »

2015: os caminhos da economia brasileira

2015: os caminhos da economia brasileira

economia-1902

economia-1902
Economista diz que o ano será um período de ajustes do cenário econômico para o Brasil voltar a crescer

Considerando-se as previsões, o cenário econômico brasileiro em 2015 tende ser difícil e desafiador. Segundo o Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Luiz Alberto Cypriano, os problemas econômicos que estamos vendo são frutos de anos anteriores e que se agravaram em 2014. “No ano passado o governo gastou mais do que a máquina pública arrecadou, o que gerou uma série de incertezas do mercado econômico, ocasionando uma baixa de investimentos”, pontua Cypriano.

Para retomar a confiança dos empresários, Cypriano fala que o governo precisa utilizar políticas que gerem a estabilidade da economia. “É preciso fazer com que os indicadores econômicos, como, por exemplo, a inflação fique mais baixa do que o limite da meta, gastar menos e fazer uma política que traga de volta o interesse de investidores nacionais e, principalmente, internacionais, além do que, é necessário investir em infraestrutura”, orienta.

Sendo o governo o orientador da economia do país, é através das políticas ditas por ele que são feitas as alianças comerciais. Diante disso, Cypriano destaca que o governo precisa buscar parcerias na Europa, Ásia e Estados Unidos para que país gere riquezas.

Expectativas
Cypriano acredita que 2015 e 2016 serão os anos de ajustes da economia brasileira, para que o país retome o caminho do crescimento. “Em 2017 esse crescimento começa a ser mais consistente e persistente”, acrescenta. O maior desafio do governo para esse ano, segundo Cypriano, é a adoção de políticas de ajustes voltadas ao incentivo do crescimento do país. “Fazer com que o setor público e privado volte a investir, é necessário combater a inflação, investir em infraestrutura para atrair mais investimentos, fazer a reforma fiscal, de forma a baixar a carga tributária, mas sem que haja a queda na arrecadação, fazer a reforma política para que o país tenha mais credibilidade, haja visto que os inúmeros escândalos têm gerado muitas incertezas no mercado econômico”, enumera.

Para o economista, em 2015 o governo tem a oportunidade de corrigir os erros cometidos em 2014 e dar um novo rumo à economia, promovendo ajustes na área fiscal, não gastar mais do que arrecada, para que assim o país volte a crescer.

Para o presidente da Central Sicredi, Manfred Dasenbrock, o desafio maior deste governo e da nova equipe econômica é o de reduzir a inflação. “Isto custa caro e é amargo para todos, mas é necessário”, destaca Manfred. Segundo o diretor executivo de Produtos e Negócios do Sicredi, Edson Nassar, em 2015, a economia deverá crescer a uma taxa próxima de 0,5%, acima de 2014 (0%) e abaixo da média 2011-14 (1,6%), e o desemprego subirá gradualmente, algo que não acontecia desde 2009. “Este cenário, de maior seletividade das instituições financeiras, contribuirá para que mais pessoas busquem conhecer as vantagens e a solidez das cooperativas de crédito como alternativa para sua vida financeira e tornem-se associadas”, destaca.

Segundo Nassar muitos mercados continuarão crescendo, como serviços – de forma moderada – e o agronegócio, beneficiando as cooperativas de crédito, que atuam de acordo com as características e cadeias produtivas regionais.

Quem é Luiz Alberto Cypriano
Dr. em Economia Aplicado pela Universidade Federal de Viçosa. Professor do Programa de Mestrado em Economia da UNIOESTE. Ganhou o Prêmio Brasil de Economia, em 2005, pelo Conselho Federal de Economia-COFECON (Melhor tese de doutorado em economia no ano 2005) e o Prêmio Edson Porsch Magalhães, em 2005, pela Sociedade Brasileira de Economia Rural-SOBER.

Sobre a Sicredi Vanguarda
Com 31 anos de cooperativismo, a Sicredi Vanguarda possui em seu quadro 560 colaboradores das mais diversas áreas de atuação divididos em 38 unidades e postos de atendimento, nas 29 cidades de abrangência dos estados do Paraná e São Paulo.

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

NOSSOS CLIENTES

Carrossel de clientes

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

NOSSOS CLIENTES

Carrossel de clientes

ENVIE SEU CURRÍCULO

Restaurante Tarobá

Sr. William Diego de OLiveira Rua Tarobá, 1048 – Centro de Foz. Telefone: (45) 2102-4425 E-mail: dp@grupotaroba.com.br CEP: 85851-220

LEIA MAIS