consagracao4 publico Noticias

30 mil pessoas participam de ato de consagração das Cataratas


Bernard weber, Paulo Mac Donald Ghisi, Gilmar Piolla, Jean Paul de La Fuente e Felipe Gonzalez

Os aplausos e gritos de alegria de aproximadamente 30 mil pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, se juntaram ao barulho estrondoso dos fogos de artifício, no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, no momento em que as Cataratas do Iguaçu foram consagradas, nesta sexta-feira, dia 25, como uma das sete maravilhas mundiais da natureza.

“Com esse reconhecimento oficial, as Cataratas se tornam parte da memória global neste início do terceiro milênio”, disse o presidente da fundação suíça New Seven Wonders, Bernard Weber.

A cerimônia foi no mesmo palco onde se apresentaram os grupos paranaenses Soul Funk e A Banda Mais Bonita da Cidade, além do grupo Cidade Negra e do cantor sertanejo Daniel, a atração mais aguardada da noite.


Durante a solenidade de consagração, subiram ao palco, além do presidente da fundação suíça, o diretor da entidade, Jean Paul de La Fuente; o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo MacDonald; prefeitos de municípios da região e vereadores.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, representou o diretor-geral brasileiro da binacional, Jorge Samek. Os presidentes dos comitês locais no Brasil e na Argentina da campanha Vote Cataratas, respectivamente, Gilmar Piolla e Marcelo Almada; e representantes dos países onde estão as outras seis maravilhas da natureza, também participaram.

As  autoridades descerraram uma placa de bronze alusiva à homenagem. Na placa, que será instalada posteriormente no Parque Nacional do Iguaçu, a Fundação New Seven Wonders enaltece a participação do mundo inteiro na eleição, com votos pela internet e por telefone. A cerimônia e os shows foram gravados e serão transmitidos pela Globo Internacional para suas emissoras em 125 países.

Para o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, “é como se Foz do Iguaçu tivesse vencido a Copa do Mundo da natureza”. Ele elogiou o sistema escolhido pela Fundação para selecionar as sete maravilhas, por meio do voto, o que levou a uma participação popular sem precedentes. E brincou: “Pena que eu não possa levantar a taça (referindo-se à placa de bronze), porque ela pesa 140 quilos”.

Gilmar Piolla, que é superintendente da Itaipu Binacional e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção do Destino Iguaçu (Fundo Iguaçu), foi muito aplaudido ao agradecer “o apoio e energia” de todos os iguaçuenses. E afirmou: “Esta conquista mostra que Foz do Iguaçu unida é muito forte. Juntos, trabalhando de forma integrada, somos capazes de superar muitos desafios”.

Segundo Bernard Weber, esse é “um momento histórico, porque nunca antes, na história da humanidade, foi possível ter uma votação mundial para escolha de maravilhas da natureza”. O resultado revela “a participação ativa de cidadãos de todo o mundo e também o empenho dos apoiadores das candidaturas de cada país”.

O diretor-geral da Secretaria de Turismo do Paraná, Luiz Alberto Lenz Cesar, que representou o secretário Faisal Saleh, disse que o título “nos dá orgulho de sermos paranaenses”. Ele afirmou que o governo do Estado irá intensificar as campanhas para fortalecer Foz do Iguaçu como destino indutor.

Os shows

Daniel levou o público ao delírio

A festa no Gramadão da Vila A foi um presente à população de toda a região de fronteira por ter batalhado pelo voto nas Cataratas. A festa popular começou com a apresentação da banda local Soul Funk, com um público que foi aumentando pouco a pouco. Quando A Banda Mais Bonita da Cidade, fenômeno na Internet (o vídeo com a primeira de suas músicas teve mais de 9 milhões de acessos), o número de espectadores se multiplicou.

A cerimônia de consagração ocorreu antes da apresentação do grupo Cidade Negra e do cantor Daniel, que levou o público ao delírio. O artista, um dos mais populares do Brasil, visitou as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves pela manhã. Simpático, ele conversou com os turistas que visitavam o Parque Nacional e atendeu jornalistas. “As Cataratas são mesmo uma maravilha, parabéns Brasil”, disse o cantor, que se apresentou pela terceira vez na cidade.

Dirigível
Durante a tarde, antes do início do evento no Gramadão, os moradores da fronteira puderam apreciar a beleza e a imponência do dirigível da New Seven Wonders, que sobrevoou durante uma hora a região. E muita gente se emocionou. “Nunca tinha visto um. Estou impressionado, é bonito demais”, disse Vilmar Maciel, que trabalhou na montagem da estrutura do show. O dirigível também despertou a curiosidade do técnico de som Anderson Braun, vizinho do Gramadão. “Vim aqui para apreciar. Queria mesmo saber como é que [esta nave] funciona”.
As irmãs Ivanilda Martins da Costa e Maria Izabel Martins da Costa, ficaram maravilhadas. “É o máximo, muito lindo”, disse Maria Izabel. “Toda a festa é maravilhosa porque é uma conquista de Foz e de todos que elegeram as Cataratas do Iguaçu”, completou Ivanilda.

Sábado, em Puerto Iguazú

No sábado (26), a festa de consagração continua em Puerto Iguazú, às 16h, durante a “Festa Cataratas 7 Maravilhas da Natureza”. O evento coincide com o encerramento do festival “Iguazú em Concierto”, que reúne 700 jovens de todo o mundo.


Pauta para fortalecer destino
No domingo (27), haverá o Congresso das Sete Maravilhas da Natureza, com programação em Puerto Iguazú com a participação de representantes de todas as atrações eleitas e da Gestão Integrada do Turismo. O congresso vai definir uma agenda para fortalecer os destinos eleitos e descobrir novos nichos de mercado. Haverá às 16h, uma coletiva no lado brasileiro, no Hotel Slaviero, na Rui Barbosa, esquina com a Rua Tarobá.

Histórico
A celebração acontece seis meses depois de as Cataratas do Iguaçu serem confirmadas como uma das sete maravilhas da natureza. O anúncio foi feito em 11 de novembro, no site da fundação New Seven Wonders, organizadora do concurso. A Amazônia também foi incluída na lista, o que torna o Brasil o único país com duas maravilhas eleitas.
consagracao4 publico

 

prefeito

(Itaipu Binacional)


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *