Você sabia que no centro de Foz do Iguaçu é possível encontrar vários pés de café?

E não é uma chácara urbana, os robustos pés de cafés estão plantados na frente do Wyndham Golden Foz Suítes, mas não estão nesse local por acaso, eles fazem parte da primeira Boutique de Café de Foz.

Um local agradável com um aquele aroma de café que nos remete a muitas memórias afetivas, no local é possível passar bons momentos bebendo um delicioso café que você pode escolher entre as inúmeras opções, com a ajuda de baristas, o café é moído na hora, ali você também pode entender melhor sobre as variedades, uma imersão ao mundo do café, e o melhor é poder comprar o delicioso café e levar para casa. Além de aproveitar o conforto do Wyndham Golden Foz Suítes, o hóspede tem o privilégio de conhecer de perto, pés de café, aprender e escolher qual o tipo de café mais gostoso para o seu paladar.

A ideia da boutique, surgiu do empresário do ramo hoteleiro, Luiz Antônio Rodrigues Junior, doWyndham Golden Foz Suítes, “quando falamos boutique, parece ser tudo caro, mas a ideia é de uma loja de produtor rural, tudo que temos aqui é produzido por nós, tem tortas, mel e geleias e todos os apetrechos para se preparar os mais saborosos cafés, oferecemos a experiência do café, o pé da planta até o grão torrado e moído, e o café pronto na sua xícara”.

Chama atenção a quantidade e variedades de cortes de palmitos em conserva, e a torta de palmito quenasceu de um concurso de tortas, e deu certo, a massa é diferenciada e o recheio sem dúvidas é generoso em palmito. A família também investe em palmitos, “somos produtores de palmitos, temos uma das indústrias mais modernas do estado de São Paulo, muitas empresas de gastronomia de Foz, consomem o nosso palmito, a qualidade e o preço são excelentes, ressaltou Junior.

O início da história com o café

Luiz Antônio Rodrigues Junior é formado emengenharia agropecuária, com pós graduação em hotelaria, logo ao se formar a família comprou uma fazenda no interior de São Paulo, até então Junior nunca tinha visto um pé de café, mas não por coincidência, a faculdade que cursou era especializada em café. Junior já era empreendedor hoteleiro, aos 18 anos, abriu uma pousada no litoral de São Paulo, que existe até hoje.

A fazenda era histórica com ligações fortes com o café, então a família resolveu investir no ramo cafeeiro com profissionais da área e continuar a fazer história, os estudos e pesquisas de aprimoramento para o plantio do café são contínuos há 22 anos, cada ano que passa investimos em equipamentos e tecnologias, queremos presentear nosso cliente com a melhor bebida que podemos oferecer a ele”, relata.

A fazenda hoje tem 1 milhão de pés de café, para se ter uma ideia da quantidade, são 8 km de plantação, “colhemos 8 mil sacas de café e exportamos 4 mil sacas por ano, para Dinamarca, Holanda, Itália, Uruguai e Oriente Médio”, disse Junior. A fazenda tem duas certificações, a UTZ, que certifica produtos como o café, cacau, chá e avelãs, e quanto ao seu cultivo sustentável, e a Halal, certifica produtos cultivados ou preparados de acordo com os preceitos do islã.

Junior diz que a primeira bebida que se toma no mundo é a água, a segunda o café, “por trás do café que tomamos todos os dias, tem muitos estudos e pesquisas, o café é um alimento, como arroz, feijão, então porque não produzir e preparar o melhor café, e aqui na boutique temos cafés excepcionais, por um preço justo, com certeza bem mais em conta do que o café que você compra no mercado, temos o café 100% arábica e o Conilon Robusta”.

Como preparar um bom café coado

Existem várias formas de se fazer café, a mais tradicional é o café coado, seja em filtro de tecido ou papel,  até mesmo o formato como se joga a águano café, já altera o sabor, a quantidade de pó colocado e até a temperatura da água, que não pode passar de 95 graus, se ferver, deve-se desligar o fogo e aguardar a ebulição terminar, “antes de jogar agua no café, ele deve ser hidratado, para abrir os poros, depois jogar a agua lentamente, o café deve ficar imerso na água, se virar a água tudo de uma vez, muda o sabor”. Explicou Junior

A Boutique do Café está localizada na Rua Tarobá, 577 – Centro, no Wyndham Golden Foz Suítes. Mais informações: (45) 99102-1513.

(Assessoria de Comunicação Sindhotéis / Texto e Foto: Ismael Filadelphi).