Home »

Um selo como incentivo

Um selo como incentivo

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, durante lançamento do ViraVira na última sexta-feira (10): promessa de voltar à Foz do Iguaçu em breve. “O processo está bem adianta aqui em Foz”.

As empresas de Foz do Iguaçu e região que aderirem ao ViraVida – projeto que oferecerá cursos de capacitação e renda de R$ 500 reais por mês para 100 jovens em situação de risco– serão certificadas pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) com um selo de responsabilidade social. E os cursos, com duração média de nove meses, devem começar no máximo em 40 dias.

O selo será concedido às empresas que contratarem os jovens de Foz do Iguaçu, que serão formados pelo ViraVida. Cerca de 30 empresas fornecedoras e prestadoras de serviço de Itaipu já foram convidadas a participar do projeto como contratantes destes jovens. Outro foco do projeto é a rede hoteleira de Foz do Iguaçu. Com 159 meios de hospedagem catalogados, o Sindihotéis, sindicato do setor em Foz do Iguaçu, também vai ‘abraçar’ a causa. “Faremos uma ação de esclarecimento com os empresários para que adotem o projeto”, disse o presidente do Sindihotéis, Carlos Silva.

“Este selo será um benefício ao empresário, que terá a responsabilidade social de sua empresa atestada pelo Sesi”, afirmou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. Ele esteve em Foz na sexta-feira (10) para o lançamento do ViraVira, no Refúgio Biológico Bela Vista. O projeto tem apoio de Itaipu.

Na prática, o selo reforça o compromisso das empresas com as questões da infância e da adolescência. Iniciativas semelhantes são adotadas, com sucesso, pela Fundação Abrinq, com o título de Empresa Amiga da Criança, e pela Unicef, com a concessão do selo de município amigo da criança. O selo está em fase de criação, de acordo com Menegelli.

Selos concedidos pela Unicef e Fundação Abrinq servirão de modelo para iniciativa do Sesi do ViraVida.

Etapas
A assinatura de um termo de compromisso entre a Itaipu e o Sesi marcou a primeira etapa da implantação do ViraVida em Foz do Iguaçu. À Itaipu, caberá a mediação com fornecedores e prestadores de serviço para a contratação dos jovens que serão assistidos pelo projeto.

O trabalho será coordenado pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) de Itaipu, com apoio do Departamento de Compras da Diretoria Financeira. “Faremos um esforço com nossa rede de fornecedores para que contratem esses jovens”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

A segunda etapa é a definição dos jovens que serão atendidos. O levantamento ficará a cargo da Rede Proteger, formada por 30 entidades e organizações de assistência social de Foz do Iguaçu, com ajuda da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude.Terão prioridade os jovens vítimas de exploração sexual, com idade entre 16 e 22 anos.

Em seguida, o grupo selecionado será ouvido para a definição dos cursos. O trabalho deve ser concluído em 40 dias, quando os jovens já começam a ser atendidos, prevê o Conselho Nacional do Sesi. “Tudo será feito em parceria com oss jovens, levando em consideração a realidade da nossa região”, disse a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente, Gladis Mirtha Baez.

Em 2009, o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) de Foz do Iguaçu atendeu 317 casos de exploração sexual de crianças e jovens, e 425 denúncias de trabalho infantil.

Pacto
Além do ViraVida, Itaipu aproveitará o contato com a rede de fornecedores e prestadores de serviços para apresentar o pacto corporativo de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Itaipu é uma das 24 empresas signatárias do documento, definido como “Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A adesão ocorreu no último dia 23, no Rio de Janeiro.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) também participarão do VIraVida em de Foz do Iguaçu. No Paraná, o projeto também está sendo implantado em Curitiba e em Londrina.

(Jornal de Itaipu Eletrônico)

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

NOSSOS CLIENTES

Carrossel de clientes

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

NOSSOS CLIENTES

Carrossel de clientes

ENVIE SEU CURRÍCULO

Restaurante Tarobá

Sr. William Diego de OLiveira Rua Tarobá, 1048 – Centro de Foz. Telefone: (45) 2102-4425 E-mail: dp@grupotaroba.com.br CEP: 85851-220

LEIA MAIS