Home »

Conferência de Turismo acontece neste sábado 29 de junho

Conferência de Turismo acontece neste sábado 29 de junho

confere

Se o turismo é fundamental para Foz do Iguaçu, o que falta para que os moradores da cidade também pensem assim? Esta é a resposta que deverá resultar da 1ª Conferência Municipal de Turismo, neste sábado (30), a partir das 8 horas, no Centro de Convivência Érico Veríssimo (Jardim São Paulo).

Na conferência, os resultados de 40 encontros com a comunidade serão defendidos por 57 delegados. As pré-conferências, realizadas desde 25 de abril em entidades de classe, empresas, escolas e associações de moradores, tiveram a participação de mais de 800 pessoas, que debateram a questão do trabalho e renda, infraestrutura, imagem do destino e outros temas.

Além da comunidade, participam do encontro deste sábado representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Fundo Iguaçu, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Itaipu Binacional, Instituto Polo Iguassu e outras instituições.

Organizada pelo Instituto Polo Iguassu, a pedido do Comtur e da Secretaria Municipal de Turismo, a conferência resultará num documento final que servirá para nortear as políticas públicas de turismo, segundo o secretário Felipe González.

Perto da realidade

O secretário afirma que a intenção é “trazer a população para mais perto da realidade do turismo, para entender o que o turismo gera em economia e renda”. A dificuldade de se compreender isso é que o morador muitas vezes nem percebe os visitantes.

 

“O turista desembarca no aeroporto, vai para o hotel, visita os atrativos, o comércio do outro lado (Paraguai) e, quando muito, vai à Avenida Brasil. Quem trabalha em farmácia, loja ou supermercado nem enxerga o turista”, diz González. No entanto, o turismo é vital para a economia da cidade, gerando um em cada quatro empregos do mercado formal e informal. Por isso, é preciso que haja “uma massa crítica positiva em relação ao setor”, conclui.

Transporte e sensibilização

A coordenadora de gestão do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, diz que nas pré-conferências dois aspectos já apareceram muito nas discussões: a necessidade de melhoria do transporte público, tanto para os turistas quanto para os próprios moradores, e de se adotar um programa de sensibilização turística nas escolas.

 

Fernanda acredita que duas semanas depois da conferência já estará pronto o documento final, com as 50 principais propostas da comunidade. O documento será utilizado pela prefeitura para criar uma política municipal de turismo.

O secretário Felipe Gonzalez informa que as conferências municipais de turismo serão a cada dois anos. A próxima já está marcada para o primeiro semestre de 2014, quando haverá uma avaliação do que foi feito pelo Comtur com base nesta primeira conferência e quais as etapas seguintes.

Programação da conferência

08h – Credenciamento

08h30 – Abertura e Explicação da Metodologia

09h30 – Debater por eixos:

Eixo I – Trabalho e Renda

Eixo II – Infraestrutura e Grandes Eventos

Eixo III – Imagem do Destino

Eixo IV – Institucionalidade e Gestão

Eixo V – O turismo e a Cidade

12h30 – Almoço

14h – Retomada dos Trabalhos e Debater por Eixos

16h – Entrega dos Relatórios

16h30 – Plenária final

18h – Encerramento

confere

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e

LEIA MAIS