A importância da qualificação

O informativo do Sindhotéis destaca nesta edição os investimentos na rede hoteleira. A matéria mostra que os empresários do setor estão acreditando no Destino Iguaçu. A expansão do segmento abre postos de trabalho para os profissionais gabaritados em cursos de formação superior e de formação técnica ofertados na cidade. Mas o sucesso na hotelaria depende principalmente do trabalhador, que precisa ter, além do saber técnico, competência. Os profissionais devem ter conhecimento, habilidade e atitude.

Nesse cenário, a formação superior em Turismo e Hotelaria adquire extrema importância. O mercado de trabalho requer bacharéis com visão inovadora, capazes de gerenciar e fomentar novos negócios. Empresários de diversos setores valorizam o profissional formado em Hotelaria por apresentarem maior rendimento no trabalho, como gestor dinâmico, versátil e empreendedor, sempre atento às transformações que ocorrem no Brasil e no exterior.

Assim, postos de trabalho para os profissionais com formação superior serão gerados e assegurados, mas é importante salientar que: além dos conhecimentos técnicos, para atuar com sucesso na hotelaria, os profissionais devem ter competência. E o que é competência? É conhecimento + habilidade + atitude. O conhecimento é o saber. A habilidade é saber fazer. A atitude é querer fazer.

O turismo, em especial o setor hoteleiro, tem se adequado às exigências do mercado, melhorando suas estruturas e investindo em novas tecnologias. Foz do Iguaçu tem seguido estas tendências e sentido os efeitos de um trabalho árduo de divulgação e melhoria da imagem do destino, com aumento de visitantes à cidade.

Tudo isso nada vale se o setor não puder contar com profissionais preparados e qualificados para operar e gerenciar as empresas hoteleiras. Ciente dessa realidade, não poupamos esforços para qualificar o setor. O sindicato apoia as instituições de ensino superior, mantém convênios com escolas técnicas a fim de facilitar o acesso aos cursos, além de manter em seu site um banco de currículos muito utilizado por empresários que precisam contratar novos talentos. Afinal atender bem é garantia de atender sempre.
Carlos Silva, presidente do Sindhotéis e diretor do Hotel Rafain Centro.

O SENAC CATARATAS informa que estão abertas as inscrições para os seguintes Cursos Gratuitos do Programa SENAC NA COPA:
Auxiliar administrativo

Inscrições pelo site www.pr.senac.br até o dia 30/09/2011
Início: 10/10/2011 a 16/12/2011
Horário: 14h00 às 17h30 (2ª a 6ª feira)
Investimento: Gratuito
Objetivo: Qualificar os participantes, propiciando condições para o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional de auxiliar administrativo.

Cozinheiro
Inscrições pelo site www.pr.senac.br até o dia 03/11/2011
Início do Curso: 28/11/2011 a 04/05/2012
Horário: 09h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00 (2ª a 6ª feira) e 09h00 às 12h00 e 13h00 às 16h00 (Sábado)
Investimento: Gratuito
Objetivo: Capacitar o aluno  para organizar e supervisionar o  trabalho na cozinha, desde o pré-preparo até a finalização dos alimentos, observando e aplicando as técnicas culinárias de acordo com as boas práticas, de forma a assegurar os padrões de qualidade dos alimentos, levando-o a relacionar-se eticamente com a equipe e os clientes, e desenvolvendo uma atitude criativa diante dos desafios do trabalho.

Garçom
Inscrições pelo site www.pr.senac.br até o dia 24/10/2011
Início do Curso: 21/11/2011 a 07/03/2012
Horário: 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00 (2ª a 6ª feira) e 09h00 às 12h00 e 13h00 às 16h00 (Sábado)
Investimento: Gratuito
Objetivo: Qualificar o aluno para atender os clientes de restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, resorts entre outros, no que se refere aos serviços de alimentos e bebidas, desenvolvendo atividades operacionais de preparação, execução e fechamento dos serviços, relacionando-se eticamente com a equipe, desenvolvendo uma atitude criativa diante dos desafios do trabalho proporcionando a satisfação dos clientes durante a permanência nos estabelecimentos.
Maiores informações pelos telefones (45) 3521-6200 e 0800 643 6 346

SEJA FORTE, ASSOCIE-SE AO NOSSO SINDICATO