Home »

ARTIGO: Mais conquistas para o turismo

ARTIGO: Mais conquistas para o turismo

carlos-silva-presidente

carlos-silva-presidente

* Carlos Silva

O resultado da eleição presidencial renova a perspectiva de mais avanços para Foz do Iguaçu nos assuntos ligados ao governo federal. O ciclo iniciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuou no primeiro mandato de Dilma Rousseff, que deve ser mantido agora na segunda gestão da presidente.

A expectativa recai sobre a manutenção dos interlocutores do Palácio do Planalto com a sociedade. Sabemos que a maior parte dos investimentos recebidos de Brasília é decorrente do trabalho do iguaçuense Jorge Samek no comando da Itaipu Binacional, acompanhado de toda sua equipe técnica.


O fortalecimento do turismo é prova dessa sinergia. A contribuição de Gilmar Piolla frente à Divisão de Comunicação Social é um marco nas relações da usina com a comunidade. Durante o seu trabalho, o jornalista tem ampliado as ações da superintendência para além das demandas técnicas, abraçando os objetivos do principal segmento da economia iguaçuense.


Vale destacar nessa conquista a gestão integrada do turismo, com a união de forças políticas e empresariais, bem como a criação do Fundo Iguaçu, o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu. Essas ferramentas viabilizaram, entre outras ações, quatro campanhas de marketing: “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”, “Temporada Boa em Foz”, “Vote Cataratas” e “Foz do Iguaçu – Bem-Vindo ao Inesquecível”.


As conquistas a partir da “nova imagem” de Foz são inúmeras, a começar pelos sucessivos recordes de turistas, agenda positiva, mídia espontânea, calendário de eventos, plano de marketing, projetos estruturantes e união entre poder público e iniciativa privada. A cidade comemora ainda o polo de conhecimento (impulsionado pela Unila), o parque hoteleiro em expansão e a infraestrutura para sediar eventos.


A Itaipu Binacional tem participação em outras ações em andamento, como a ampliação do aeroporto, segunda ponte entre Brasil e Paraguai, reforma da Ponte da Amizade, revitalização do Espaço das Américas e do Marco das Três Fronteiras, duplicação da BR-469, viabilização do Beira Foz, construção do Mercado Municipal, revitalização de praças urbanas, entre outras.


Queremos a manutenção dessas conquistas e também queremos avançar nos projetos que dependem diretamente da participação do governo federal. É importante a sociedade civil organizada manter um diálogo ativo com o Palácio do Planalto. O bom nisso tudo é que já conhecemos os caminhos e os atores para mantermos essa sinergia. Vida longa à integração!

Carlos Silva é presidente do Sindhotéis e vice-presidente do Fundo Iguaçu. Empresário dos setores de hotelaria, gastronomia e entretenimento, pós-graduado em Turismo e Hotelaria, MBA Internacional/UDC/Toulouse.

Facebook
Google+
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

1ª Foz Night Falls Run

  Dia 3 de setembro (Sábado a noite) Largada: 19:30 Trajeto: Saída do Muffato Jk, Av. Rep. Argentina, Av. Brasil, Av Jorge. Schimmelpfeng com chegada

LEIA MAIS