Autoridades destacam papel do Sindhotéis no crescimento de Foz

A noite também foi marcada pelo resgate de parte da história da entidade, que completou 35 anos no dia 19 de maio. Cerca de 250 imagens, entre fotografias e reproduções de jornais antigos, construíram uma linha do tempo da instituição, valorizando o papel de presidentes, diretorias e funcionários.

O presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Norton Lenhart, contou que acompanha de perto o atuação dos empresários iguaçuenses nas duas últimas décadas. “O sindicato de Foz é um dos mais importantes da categoria, é realmente representativo, com um trabalho extraordinário”, destacou.

Segundo ele, é excelente o papel de empresários locais no fortalecimento da federação. “Se Foz não estivesse conosco seria muito mais difícil. Isso não é de graça. O município é hoje um dos primeiros destinos turísticos latino-americanos. O turismo brasileiro não pode se prescindir da cidade. Temos que cuidar dessa jóia rara”, conclui.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Paulo Angeli, por sua vez, parabenizou os empresários da hotelaria e gastronomia. “São pessoas que batalham pelo turismo da cidade”, disse. Já o vereador Luiz Queiroga frisou a necessidade de a sociedade trabalhar cada vez mais para o fomento do município e elogiou o “trabalho expressivo do sindicato”.

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, ressaltou que o Sindhotéis representa um setor importante não só para o turismo, mas para toda a economia da cidade e da região. “A sinergia hoje no turismo, entre a iniciativa privada e o poder público, está gerando resultados positivos para o município”.

O secretário de Turismo de Foz, Felipe González, elogiou o pioneirismo do empresário Pedro Roth, primeiro presidente da entidade, em 1975. Também frisou o papel de destaque do setor “O resultado que conquistamos vem dos esforços dos empresários, principalmente da hotelaria, que investiram e reinvestem nos empreendimentos. Por isso estamos comemorando, com muito orgulho, esses 35 anos”.

Por fim, o vice-prefeito de Foz, Chico Brasileiro, parabenizou a instituição pelos 35 anos de serviços prestados a cidade, de empreendedorismo e de ação efetiva em prol do desenvolvimento do município. “O Sindhotéis dá um grande exemplo de organização, de unidade e participação comunitária”, discursou.

{morfeo 7}

HISTÓRIA – O Sindhotéis teve como presidentes Pedro Roth (1974–1975); Osvaldo Damião (1975–1979); Santo Salvatti (1979–1982); Júlio César Gomes de Oliveira (1982–1983); Wilson Eckartdt (1983–1984); Homero Girelli (1984–1985); Esoani Portes (1985–1988); Esoani Portes (1988–1991); Júlio César Gomes de Oliveira (1991–1994); Carlos Tavares (1994–2004); Luiz Antônio Rolim de Moura (2004–2007).

Para o atual presidente, empresário Carlos Silva, as gestões que o antecederam permitiram que o sindicato tivesse o papel de destaque e representatividade na sociedade. “Quero agradecer a todos, em especial a atual diretoria e colaboradores. Juntos, todos formam um time unido voltado a defender os interesses dos associados”, enalteceu. “Reforço ainda os agradecimentos a imprensa, que tem noticiado as nossas ações”, completou.

Todos os presidentes foram homenageados na confraternização de aniversário. A exposição, exibida no telão, mostrou aos participantes do evento momentos históricos de cada gestão, resgatando imagens desde a construção da sede própria as bandeiras a campanhas levantadas pela classe empresarial.

Entre as causas coletivas, as mais antigas são a construção do Centro de Convenções e de um sistema viário na época da construção de Itaipu. Já como ações mais recentes aparecem as campanhas pela Rodovia das Cataratas, BR 277, reforma do aeroporto, além campanhas promocionais como “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”, “Temporada Boa” e “Vote Cataratas”.

(Grampo Comunicação)