Brasil e Argentina querem transformar fronteira em Destino Inteligente

O Sindhotéis participou da primeira reunião de trabalho do Projeto Innovact “Turismo em Iguaçu: Transformação Digital e Smart Destination”, realizada na quarta-feira passada no Hotel Rafain Palace Hotel. Convidada a integrar o colegiado de instituições do Brasil e da Argentina, a entidade foi representada pelo diretor-executivo, Plácido Oliveira.

O evento contou com a participação dos setores público, empresarial, social e acadêmico da Argentina e do Brasil, sobretudo Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. Isso porque o projeto visa construir estratégias binacionais para o desenvolvimento e crescimento econômico conjunto da região fronteiriça.

Plácido Oliveira destaque que a “comunidade europeia disponibilizou um grande aporte financeiro para financiar a projetos em nossa região. Precisamos, Brasil e Argentina, intensificar o diálogo, unir forças e aproveitar essa grande oportunidade para fomentar a inovação no turismo”.

Durante o encontro, discutiu-se a evolução de Iguaçu num Destino Inteligente, com alta conectividade e implantação de ferramentas modernas (como reconhecimento facial) para mapear a movimentação de turistas. A ideia é gerar informações que ajudem a aumentar a permanência dos visitantes na fronteira e atrair novos públicos.

“Também discutimos a prospecção de novos polos emissores de turistas, como mercado chinês; sempre vendendo de forma conjunta o Brasil e Argentina para públicos em potencial”, completou Plácido Oliveira.

O próximo passo do Innovact será a promoção de um seminário em Posadas, capital de província de Missiones (Argentina). Está previsto ainda um terceiro encontro, novamente em Foz, para conclusão dos trabalhos que levem à elaboração do projeto para captar o recurso financeiro.