Home »

Brasil tem quatro aeroportos entre os mais pontuais do mundo

Brasil tem quatro aeroportos entre os mais pontuais do mundo

Aeroportos de Londrina (PR), Petrolina (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Montes Claros (MG) alcançaram índices superiores a 94% no quesito pontualidade de voos

Quatro aeroportos do Brasil estão entre os 20 melhores do mundo no quesito pontualidade. Londrina (PR) conquistou a 11ª posição, sendo o brasileiro mais bem colocado, com 96% das partidas consideradas pontuais. Petrolina (PE) alcançou a 13ª colocação, registrando 95,5% de pontualidade. A lista também inclui os aeroportos de Juazeiro do Norte (CE) e de Montes Claros (MG) que, respectivamente, ocuparam as 19ª e 20ª colocações. Ambos registraram 94,60% de partidas consideradas no horário.

O ranking se refere ao mês de julho de 2022 e foi elaborado pela Official Aviation Guide (OAG), instituição especializada na coleta de dados de viagens de mais de 1.200 aeroportos em todo o mundo. O relatório do desempenho pontual da aviação mundial é produzido mensalmente e é baseado nos horários reais do portão de embarque. São considerados pontuais os voos que partem com tolerância de até 15 minutos do horário previsto.

O aeroporto mais pontual do mundo, segundo o ranking, é o de Matsumoto, no Japão, com 98,9% de pontualidade.

AMÉRICA DO SUL – Os aeroportos brasileiros também ganharam destaque no World Airport Awards 2022, da Skytrax, que mapeia os melhores aeroportos do mundo. Três brasileiros integram as dez primeiras colocações entre os terminais da América do Sul: Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos, em São Paulo/SP (5ª), Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro/RJ (7ª) e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo/SP (10ª). A votação para escolha é feita pelos próprios clientes dos aeroportos.

Ainda de acordo com o prêmio, o Brasil também se destacou entre os aeroportos da América do Sul no quesito “a melhor equipe de aeroporto”, que reconhece o serviço de funcionários em posições de linha de frente em um aeroporto, como daqueles que trabalham nos balcões de ajuda/informações e lojas. A relação inclui os aeroportos internacionais Tom Jobim (6ª) e o de São Paulo – Guarulhos (7ª). Já na categoria “aeroportos mais limpos” da região em 2022, o Brasil emplacou três nas dez primeiras colocações: Tom Jobim – Galeão (6ª), São Paulo – Guarulhos (7ª) e o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, na capital pernambucana (10ª).

RECUPERAÇÃO – No mês de junho deste ano, aeroportos brasileiros movimentaram mais de seis milhões de pessoas em viagens nacionais. É o melhor resultado para junho desde o início da pandemia de Covid-19. O número é 43% superior ao da última medição (maio) e equivale a 86,8% do verificado em junho de 2019.

A oferta de voos no mercado interno do Brasil registrou, em junho, a segunda alta consecutiva na comparação com o mesmo mês de 2019, antes da pandemia. Após avançar 6% em maio na quantidade de viagens aéreas referente ao mesmo mês de 2019, o indicador cresceu 0,5% em junho na comparação com igual período de 2019. Já em relação a junho de 2021, o aumento é de 45,8%. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e foram divulgados na última semana.

Como resultado da recuperação do transporte aéreo, ainda segundo balanço da Agência divulgado ontem (04.08), as três principais companhias aéreas brasileiras (Latam, Gol e Azul) fecharam o 1º trimestre de 2022 com resultado líquido positivo e aumentaram sua oferta de voos em 49,3%, 39,6% e 14,6%, respectivamente, na comparação com o mesmo período do ano passado.

(Por Amanda Costa – ACMTUR / Foto: Gustavo Messina/MTUR).

 

Facebook
Google+
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Capacitação Profissional

O Sindhotéis de Foz, por meio do IHGT – Instituto de Hotelaria Gastronomia e Turismo em parceria com a Lavanderia Classe A, promove o curso

LEIA MAIS