Home »

Campanha reforça a importância do serviço “Disque 100” pela proteção de crianças e adolescentes durante a folia

Campanha reforça a importância do serviço “Disque 100” pela proteção de crianças e adolescentes durante a folia

Ação foi elaborada pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CIEVCA), da qual o Ministério do Turismo também faz parte

Um folião responsável, além de cair na folia, também cuida dos brasileirinhos! Esse é o foco da campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” chama atenção da população ter sempre à mão a informação sobre o “Disque 100”. O serviço, gratuito e anônimo, funciona 24 horas por dia para receber denúncias de violações de direitos humanos, incluindo a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Lançada no último dia 11 deste mês pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a ação foi elaborada pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CIEVCA), da qual o Ministério do Turismo também faz parte. O lançamento foi realizado em Brasília logo após a posse dos membros do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ( Conanda).

Para proteger o público de crianças e adolescentes das violações de seus direitos, a campanha também reforça a prevenção e a fiscalização do uso de álcool, tabaco e entorpecentes por menores de idade, que também pode ser combatido com o suporte do “Disque 100”, na função de canal de denúncia.

Com peças informativas como camisas, cartazes, folders, leques e adesivos, a ação publicitária está sendo divulgada por diversos canais do Governo Federal, com objetivo de chegar o mais perto possível de pais, responsáveis e familiares de sobre cuidados essenciais durante o os dias de folia, sensibilizando todos os envolvidos na proteção a esse público.

ALERTA – Infelizmente, o ano de 2024 marca um número exponencial de denúncias de violação dos direitos de criança e adolescentes por meio do Disque 100. Segundo o MDH, ao longo do ano foram mais de 650 mil denúncias registradas, e 290 mil eram de suspeitas de violações contra crianças e adolescentes, o que representa uma prevalência de 38% das denúncias.

CÓDIGO DE CONDUTA – O Ministério do Turismo conta com uma ferramenta potente no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes: o Código de Conduta do Brasil. A ação busca sensibilizar empresas que firmem o compromisso de ajudar na prevenção a essa violência que, infelizmente, ainda ronda o mundo.

De livre adesão, a publicação que tem como objetivo orientar e estabelecer padrões de comportamento ético de empresas e prestadores de serviços turísticos, seus funcionários e colaboradores, que trabalhem direta ou indiretamente no contexto do turismo para que, no desempenho de suas atividades, adotem ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para aderia à iniciativa, o participante precisa estar registrado no Cadastur e assinar o Termo de Compromisso, feito no Sistema de Monitoramento do Código de Conduta. Clique AQUI para conhecer o Código de Conduta.

O DISQUE 100 – É um serviço gratuito e anônimo de denúncia de violações de direitos humanos. O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.

Como denunciar

•             Ligar para o 100 de qualquer telefone fixo ou móvel, de todo o Brasil

•             Enviar uma mensagem para o WhatsApp +55 61 9 9611-0100

•             Enviar uma mensagem para o Telegram digitando “Direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo

•             Enviar um e-mail para ouvidoria@mdh.gov.br

•             Entrar em contato por videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 

Por Cléo Soares/  Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO