Centro de Capacitação fortalece turismo de Foz do Iguaçu e região

suite-home

suite-home-alta
Empreendimento terá cursos da escola francesa Le Cordon Bleu

O Centro de Capacitação do Sindhotéis será inaugurado nesta quinta-feira, 19. O empreendimento será uma importante ferramenta para o desenvolvimento social e econômico de Foz do Iguaçu e região. O evento, que começará às 19h30, marca o aniversário de 41 anos do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.

Com 1,5 mil metros quadrados de área construída, o complexo de três andares possui salas de aula modernas; uma sala-laboratório especial para aulas de governança, com suíte completamente estruturada; auditório com capacidade para 150 pessoas; cozinha-escola para cursos na área de gastronomia; além de laboratórios completos.

A estrutura abrigará cursos, palestras, workshops e seminários voltados para o fortalecimento do turismo, em especial da gastronomia e hotelaria. Um dos destaques é a parceria com a Le Cordon Bleu, que traz para Foz do Iguaçu uma das principais referências mundiais na formação de chefs de cozinha.

O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, frisa que o empreendimento fortalecerá a indústria do turismo, oferecendo capacitação para colaboradores e gestores de empresas de todos os tamanhos. “O destino é reconhecido nacionalmente e internacionalmente pela excelência dos meios de hospedagem. Agora chegou a hora de a gastronomia ter o mesmo destaque”, diz.

Silva destaca que o fortalecimento do turismo é necessário para aumentar o número de visitantes ao destino, bem como ampliar a permanência do turista na cidade. “A diretoria do Sindhotéis agradece às empresas associadas e parceiras que participaram da concretização desse ideal. O apoio foi fundamental para presentear a comunidade com uma ferramenta para seu desenvolvimento econômico e social”, completa.

Gestão – O Centro de Capacitação do Sindhotéis será administrado pela Uniamérica, que traz para a região de Foz do Iguaçu o que há de melhor no Brasil e no mundo – os melhores cursos, os melhores professores e as melhores marcas nacionais e internacionais nas áreas de gastronomia, eventos, lazer e hotelaria.

A vinda da escola de culinária francesa, por exemplo, é fruto do trabalho conjunto de gestão pedagógica com a Uniamérica. O diretor-presidente da instituição, Ryon Braga, afirma que o centro será “um marco histórico na formação das lideranças” do setor de turismo.

Outras instituições de ensino já confirmaram apoio ao Centro de Capacitação, como a UDC (Centro Universitário Dinâmico das Cataratas), IFPR (Instituto Federal do Paraná), Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Unifoz (Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Referências – A Le Cordon Bleu, fundada em Paris em 1895, é uma renomada rede de instituições de ensino dedicada a prover o mais alto nível de ensinamento culinário e de hotelaria por meio de programas de classe mundial. Presente em 15 países, a Le Cordon Bleu é considerada a guardiã da técnica culinária francesa via seus programas culinários que preservam e transmitem o domínio e a apreciação de práticas que têm sido pedra angular na França.

A ABG (Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria) é uma entidade representativa de uma categoria profissional conhecedora do setor. Ela está nas principais iniciativas setoriais por meio de seus núcleos regionais, em âmbito nacional, promovendo atividades que colaboram com o crescimento da qualificação profissional e contribuindo para o desenvolvimento da hotelaria no país.

{gallery}Centro{/gallery}
Fotos: Marcos Labanca

Realização – O Centro de Capacitação é um sonho antigo do Sindhotéis. Fundado em maio de 1975, o Sindhotéis conquistou a sua sede própria em 1986 com o apoio da comunidade iguaçuense. Após conquistar seu próprio espaço, as gestões seguintes focaram na formação profissional de gestores e trabalhadores para melhor atender as empresas dentro de sua área de abrangência (Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Diamante D’Oeste, Itaipulândia, Missal, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu).

Iniciada em junho de 2013, a construção do Centro de Capacitação foi possível graças à união e patrocínio de empresas associadas ao Sindhotéis e ao patrocínio master da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, CNC (Confederação Nacional do Comércio), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Senac/Fecomércio, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Arte Tintas, UDC, além do apoio de dezenas de empresas da região.

Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, “iniciativas como essa do Sindhotéis nos fazem ter a certeza de que estamos no caminho certo, na busca pela excelência da qualidade de nossos serviços. Capacitar profissionais para atuarem em gastronomia e hotelaria fortalece toda a cadeia produtiva do setor, uma vez que desenvolve nos alunos as competências necessárias para suprir as principais demandas e necessidades do mercado. A FBHA não só patrocina o Centro de Capacitação, como também reconhece a importância dessa ideia para o desenvolvimento regional de Foz do Iguaçu”.

O Fundo Iguaçu teve um papel decisivo na implantação do centro. A cozinha recebeu apoio financeiro do fundo, que também vai possibilitar a vinda a Foz do Iguaçu da escola Le Cordon Bleu, como destaca o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e vice-presidente da instituição, Gilmar Piolla. “Queremos que a nossa gastronomia se transforme num atrativo turístico”, afirma. Segundo Piolla, “as pessoas deverão vir a Foz do Iguaçu atraídas também pela nossa gastronomia e pelos serviços de qualidade oferecidos pela rede hoteleira”.

Já o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Licério Santos, ressalta que o Centro de Capacitação é uma grande contribuição para o desenvolvimento regional de Foz do Iguaçu. O destino passa a contar, afirma Santos, com uma escola de gastronomia que é referência mundial. “Além de formar trabalhadores para o mercado iguaçuense, logo estaremos exportando profissionais para outras regiões Brasil. É preciso parabenizar a coragem do Sindhotéis em assumir tão ousado empreendimento”, frisa.