Centro de Capacitação inicia novo ciclo no turismo de Foz

inauguracao-1-home

inauguracao-1
“Marco na história de Foz do Iguaçu”, “revolução no turismo”, “referência na alta gastronomia e hotelaria internacional”, “união histórica”, “espetacular” e “respeito ao turista”. O Centro de Capacitação do Sindhotéis superou as expectativas de todos na solenidade de inauguração, realizada nesta quinta-feira, 19, quando a entidade completou 41 anos em prol do desenvolvimento da hospedagem e alimentação.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre elas empresários, gestores e colaboradores de hotelaria, gastronomia, entretenimento e lazer. Também prestigiaram a cerimônia lideranças empresariais e políticas, bem como dirigentes de várias entidades e instituições parceiras de longa data do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região.

CC-pedro
Primeiro presidente do Sindhotéis, em 1975, o empresário Pedro Roth falou em nome da história da entidade. “Quatro décadas atrás lançamos uma semente, que só cresce. O resultado está aqui. Na época nós acreditamos, como hoje acreditam os empresários que agora têm tecnologia de ponta para a evolução constante da hotelaria e gastronomia”, afirmou.

CC-piolla
Para o superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional e diretor do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, o complexo profissional será um marco para a melhoria da gestão dos empreendimentos turísticos. “É um sonho concretizado com o investimento conjunto da Gestão Integrada do Turismo. Queremos ser também um destino gastronômico para somar ao já reconhecido padrão de qualidade dos atrativos e pela hotelaria. A vinda da Le Cordon Bleu é espetacular para a cidade e região, iniciando um novo ciclo do desenvolvimento”, disse.

CC-licerio
Segundo o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Licério Santos, a comunidade deu uma nova demonstração de grandeza ao aceitar uma proposta de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento por meio da formação de grandes profissionais da hotelaria, gastronomia e serviços em geral. “É um marco grande do empreendedorismo e da força do Sindhotéis”, frisou.

Le Cordon Bleu
CC-ryon
O Centro de Capacitação do Sindhotéis terá a gestão administrativa e pedagógica da Uniamérica, com apoio da UDC e outras instituições de ensino. De acordo com Ryon Braga, diretor-presidente da instituição de ensino, para consolidar o centro de referência nacional e internacional na formação em turismo, hotelaria e gastronomia, a Uniamérica foi buscar excelência no setor. “A Le Cordon Bleu é a escola de gastronomia número 1 do mundo, sediada na França, presente em mais de 20 países e agora aqui na fronteira. É a primeira unidade fora das grandes capitais”, destacou.

CC-Jacques
Representando a Le Cordon Bleu, o diretor-técnico-culinário da unidade no Peru, Jacques Decrock, agradeceu o convite feito pelo Destino Iguaçu para firmar o convênio com “este magnífico Centro de Capacitação”. Ele contou que a partir de julho inicia o curso “Cozinhas do Mundo”, com cinco módulos, cujas inscrições já estão abertas para os amantes do mundo gastronômico. Em 2017 começam os cursos para profissionais experientes, visando a “aperfeiçoar sua técnica dentro da alta culinária internacional com foco no rendimento, resultado e satisfação dos clientes”.

Governança
CC-maria-jose
Dentro da hospedagem, a presidente da ABG (Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria), Maria José Dantas, disse que o país iniciou em Foz um novo modelo de gestão em hotelaria. “A presença da ABG no centro contribuirá para melhorar a gestão hoteleira, trazendo formação especializada para profissionais da área, com atenção especial às pessoas, além de promoção de cursos e processos com foco no negócio”, informou.

CC-jocob
Para o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba, João Jacob Mehl, Foz edificou uma obra fantástica que precisa ser reverenciada. “Fazer uma obra dessa é uma ousadia e um arrojo que demonstra força e pujança. A diretoria do Sindhotéis ficará marcada na história”, disse o dirigente, que representou o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e do Conselho de Turismo e Hospitalidade da CNC (Confederação Nacional do Comércio), Alexandre Sampaio.

Anfitrião
CC-carlos
Em nome da sua diretoria, o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, fez um agradecimento especial a todos os associados do sindicato, bem como aos patrocinadores, apoiadores e fornecedores que acreditaram no projeto. “A gente sozinho não faz nada. Muitos presidentes e diretores deixaram o seu legado à nossa história. Hoje deixamos nossa contribuição“, afirmou Silva, que também agradeceu a família, colaboradores do sindicato, profissionais de imprensa e responsáveis pela obra. “Foz tem 176 meios de hospedagem e 206 estabelecimentos gastronômicos de interesse turístico. Temos que ser uma única força de ação”, completou.

Iniciada em junho de 2013, a construção do Centro de Capacitação foi possível graças à união e patrocínio de empresas associadas ao Sindhotéis e ao patrocínio master da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, CNC (Confederação Nacional do Comércio), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Senac/Fecomércio, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Arte Tintas, UDC, além do apoio de dezenas de empresas da região.

(Sindhotéis)