Home »

Cerca de 20 milhões de passageiros devem voar pelo Brasil até o final de janeiro

Cerca de 20 milhões de passageiros devem voar pelo Brasil até o final de janeiro

Estimativa do Ministério do Turismo é baseada na oferta de voos de companhias aéreas. Aeroportos já registram movimentação superior a temporada 2019/2020

De olho nas festas de fim de ano, férias escolares e na alta estação de verão, companhias aéreas nacionais já disponibilizam mais voos para atender à demanda de turistas. A expectativa é de que cerca de 20 milhões de passageiros usem o avião para curtir a estação mais quente do ano. A oferta de assentos que estarão disponíveis já alcança o período de pré-pandemia.

A Gol, por exemplo, terá uma média de 760 voos diários e 60 novas rotas entre os meses de dezembro e janeiro, atingindo a maior capacidade desde janeiro de 2020, início da pandemia de Covid-19. A empresa vai contemplar 250 trajetos, com a oferta de mais de 8 milhões de assentos para todo o país e, também, o exterior. Quanto ao Nordeste, a malha da Gol na região crescerá 34% em relação a outubro deste ano.

Já a Azul vai dedicar 2 mil voos ao turismo no país, que se somarão às cerca de 960 viagens operadas diariamente. Do total, 95% dos assentos serão ofertados ao mercado doméstico, com grande participação de destinos nordestinos. A Latam, por sua vez, cuja oferta de vagas já atinge 100% do pré-pandemia, terá disponível 7 milhões de assentos para os passageiros no mês de janeiro.

“Teremos uma das melhores temporadas de verão e esses dados só confirmam a nossa boa expectativa de movimentação turística nesse período. Temos inúmeras novas rotas que ligarão novos destinos aos já tradicionais e que impulsionarão os brasileiros a viajarem e conhecerem cada vez mais atrativos do país”, disse o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, o número de novos voos no país deve crescer 12,6% durante a temporada, totalizando 163,3 mil viagens adicionais em relação ao mesmo período do ano passado.

AEROPORTOS – Em Belo Horizonte (MG), são esperados 2 milhões de passageiros, 9,8% maior do que o registrado no ano de 2021. No de Florianópolis (SC), a alta será de 6% em comparação com o pré-pandemia (dezembro/19 a janeiro/20). Já em Recife (PE), estão sendo ofertados 2,7 milhões de assentos entre os meses de novembro/22 e março/23, aumento de 25% em relação ao ano anterior ao início da pandemia no país.

RODOVIÁRIO – A temporada de verão também vem animando o setor rodoviário. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres de Passageiros (Abrati) estima um crescimento de 20% em relação ao período pré-pandemia, quando foram transportados 39 milhões de pessoas nas rodovias nacionais.

(Por Victor Maciel / Assessoria de Comunicação do MTur).

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO