Ciclo na Unioeste debate hoteleira em meio à crise

ciclo hotelaria web

O curso de Hotelaria da Unioeste promove o IX CIAH (Ciclo Internacional de Atividades Hoteleiras). As atividades acontecerão de 28 de outubro a 10 de novembro, no campus de Foz do Iguaçu. A programação inclui palestras, minicursos, oficinas, apresentação dos trabalhos inscritos e aprovados na VII Mostra Internacional de Trabalhos Científicos de Hotelaria. Nesta edição pretende-se realizar um debate sobre o mercado hoteleiro em meio à crise econômica e política da atualidade, tanto de Foz como dos demais centros receptores do Brasil e da região trinacional.

Veja a programação:

Objetivos do evento
Promover o debate entre profissionais e acadêmicos sobre o mercado hoteleiro versus crise econômica e política da atualidade; Sensibilizar todos os atuais e futuros profissionais do setor de hotelaria da cidade de Foz do Iguaçu da necessidade de não ser somente um destino turístico de renome internacional, mas de um padrão profissional de serviço também internacional e; Contribuir para formação e discussão ao mesmo tempo acadêmica e mercadológica de forma a intercambiar os conhecimentos de ambas as partes formando uma massa acadêmica e profissional mais crítica. O evento tem apoio da Unioeste, Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sindhotéis, ABIH e STTHFI.

Hotéis têm alta ocupação no feriadão de 12 de outubro
Cataratas feriado

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu terá alta ocupação no feriadão de 12 de outubro, revela pesquisa do Sindhotéis. A média de ocupação já está em 89% para o feriado prolongado de quinta-feira (12) a domingo (15), projeta levantamento concluído pela equipe do sindicato na última segunda-feira, 3. Conforme a amostragem, os hotéis 5 estrelas devem chegar a 93% de ocupação. Em relação à nacionalidade dos hóspedes, a pesquisa indica que 90% das reservas são de brasileiros e 10% de estrangeiros.

►Pesquisa Gastronômica e Pesquisa Hoteleira
pesquisa 2016
O Centro Universitário UDC realizará a 2ª Pesquisa Gastronômica e a 1ª Pesquisa Hoteleira, em parceria com a University of Central Florida (UCF) e Rosen College of Hospitality Management, dos EUA. As pesquisas seguem os padrões das aplicadas em Orlando (Disney, Universal e outros parques), com algumas adaptações para a realidade de Foz do Iguaçu. O trabalho de coleta começa neste mês.

Perfil
Serão entrevistados empresários, clientes e colaboradores em bares, lanchonetes, restaurantes e em hotéis da cidade. A pesquisa coletará informações gerais de hotéis, serviços oferecidos, número de funcionários, taxas médias de ocupação, tempo de permanência dos hóspedes, treinamentos dos funcionários, parcerias, frequência de reformas, faixa etária dos hóspedes, motivo da hospedagem, entre outros dados.

Útil para comunidade
A primeira pesquisa teve um caráter aplicável, ou seja, os resultados puderam ser utilizados pela comunidade para transformar o setor. Na foto, o evento de apresentação dos dados em 2016. A 2ª Pesquisa Gastronômica e a 1ª Pesquisa Hoteleira tem apoio do Sindhotéis, ACIFI, Polo Iguassu e Secretaria Municipal de Turismo.

_________________________________________________