Renomadas superproduções do cinema mundial já foram gravadas em solo brasileiro. Confira algumas delas e prepare as malas para conhecer as cidades que brilharam na telona
Que o Brasil tem paisagens cinematográficas isso ninguém duvida. Da natureza até as cidades históricas, a riqueza da diversidade do país faz com que os destinos turísticos se tornem verdadeiros cenários dignos de serem expostos nas telas de cinema. E, claro, que isso já aconteceu! O Brasil já foi palco para renomadas produções internacionais.
Ação, aventura, romance, suspense, animação e até terror já foram protagonizados em cidades brasileiras que ganharam as telonas e foram conhecidas pelo público no mundo todo. Conheça algumas dessas cidades e já prepare as malas para visitar cada uma delas.
RIO DE JANEIRO – O estado é um dos destinos mais famosos do país quando o assunto é aparecer na telona. Em 2010, a capital Rio de Janeiro foi palco de gravações do filme “Os Mercenários”, estrelado por Sylvester Stallone e foi o Parque Lage, na zona sul do Rio, o local que reuniu muitas cenas da produção cinematográfica.
A ação também tomou conta do Rio nas gravações do filme “O Incrível Hulk”. O longa americano da Marvel é um dos campeões de bilheteria e narra a história de um super-herói para lá de esverdeado. Cenas do filme foram rodadas na Rocinha, na Lapa, em Santa Teresa e na Floresta da Tijuca.
A animação “Rio” também é outro longa literalmente inspirado na “Cidade Maravilhosa”. O filme conta a história de uma ararinha azul brasileira que foi criada nos Estados Unidos, mas volta às suas origens, embarcando em uma viagem pelas terras verde e amarela. A produção traz imagens para lá de realistas das belezas do Cristo Redentor, do Corcovado, das ruas cariocas e da exuberância da natureza da região.
“Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio” já tem um nome que entrega o local da trama: Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Lançado em 2011, o filme arrecadou milhões de dólares e teve como cenário atrativos turísticos cariocas, como o Pão de Açúcar, Copacabana, Praia de Ipanema e a Favela Santa Marta. O Cristo Redentor também não ficou de fora e marcou presença, aparecendo, inclusive, no pôster de divulgação.
O agente mais famoso das telonas também deu uma passadinha no Rio de Janeiro. Em “OO7 Contra o Foguete da Morte”, um clássico de 1979, a cena de luta entre o agente secreto James Bond e seu arqui-inimigo acontece em cima do Bondinho do Pão de Açúcar.
Ainda no estado Rio de Janeiro, só que dessa vez na paradisíaca Paraty, um romance ficou eternizado em meio à uma natureza paradisíaca. Trata-se da lua que embalou a lua de mel de Edward e Bella Swan, da saga Crespúsculo. Em “Amanhecer – Parte 1”, o quarto filme da saga, o casal desfruta de um tempo juntos uma ilha particular da região.
PARANÁ – Nas Cataratas do Iguaçu, foi a vez do apaixonado(a) por cinema adentrar o mundo fictício de Wakanda e assistir uma das icônicas lutas do filme “Pantera Negra”, outra grande obra da Marvel. Na trama, o local da arena de luta e de coroação do Rei T’Challa são as águas das Cataratas, deixando marcado na memória a imponência da beleza natural nacional.
SÃO PAULO – O estado de São Paulo deu vida a cenas do filme “Turistas”, que foi gravado na cidade de Ubatuba. O longa é um terror que foi inteiramente rodado no Brasil. A trama conta a história de um grupo de jovens turistas estrangeiros que sofre um acidente de ônibus. A partir daí, eles se encontram em local remoto e vivenciam eventos catastróficos. Ubatuba foi usada para dar vida ao vilarejo onde ocorrem as cenas, mas o filme também tem notoriedade utilizando outros cenários nacionais.
Capital do estado, a cidade de São Paulo já serviu de cenário para o clássico “Ensaio Sobre a Cegueira”. A trama retrata uma epidemia de cegueira que atinge uma cidade e tem cenas gravadas em vários locais da “Terra da Garoa”, como o Minhocão, o Viaduto do Chá e Marginal Pinheiros.
MARANHÃO – No Nordeste, os Lençóis Maranhenses deram o ar da graça em mais um sucesso da Marvel: “Vingadores – Guerra Infinita”. Apesar dos efeitos visuais aplicados, a imagem paradisíaca composta por dunas e grandes piscinas naturais assume a forma do planeta Vormir, que foi inspirado nos Lençóis. As cenas não foram gravadas no local, mas a Marvel enviou uma equipe para gravar a paisagem e utilizar no longa.
AMAZONAS – “Anaconda”, um clássico de 1997, foi gravado no Norte do Brasil. Estrelado por Jennifer Lopez, a trama mostra documentaristas procurando uma tribo indígena, mas acabam sendo perseguidos por uma sucuri gigante e mortal. As cenas foram gravadas no Rio Negro, no porto, no centro histórico e no aeroporto de Manaus.
(Por Nayara Oliveira – Assessoria de Comunicação MTUR/ Foto: Lucíola Vilella/MTur Destinos).