Codefoz reforça união pelo desenvolvimento de Foz do Iguaçu em eleição da nova diretoria

Eleita por aclamação, mesa diretora é composta por Fernando Castro Alves, presidente; almirante Luiz Carlos Faria Vieira, vice; e Carlos Silva, secretário.

Em reunião com mais de 80 representantes de instituições públicas e privadas, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) elegeu a nova mesa diretora nessa segunda-feira, 20. A diretoria é composta por Fernando Castro Alves (comércio), presidente; almirante Luiz Carlos Faria Vieira (Itaipu Binacional), vice; e Carlos Silva (turismo), secretário.

A sessão foi híbrida, no formato presencial e on-line. Os dirigentes, escolhidos na plenária por aclamação, expressam a representatividade do Codefoz, contemplando poder público, sociedade civil organizada e o conjunto de segmentos empresariais. A presidência de honra do conselho é exercida pelo prefeito em exercício de mandato.

A eleição da mesa diretora reforçou a união pelo desenvolvimento de Foz do Iguaçu, avaliou o presidente do Codefoz, empresário Fernando Castro Alves. Durante a plenária, ele agradeceu a confiança dos conselheiros na sua indicação e destacou o papel do conselho como instância de debate e deliberação das grandes pautas da cidade.

Me sinto honrado em dar a minha contribuição e convido todos para uma gestão participativa”, afirmou. “O Codefozcontabiliza muitas realizações, e temos tantas mais a conquistar, pois esse conselho é a instituição agregadora e que enfeixa todas as demais com um só objetivo, que é o desenvolvimento de Foz do Iguaçu”, pontuou Fernando.

Sinergia por Foz do Iguaçu

Vice-presidente do Codefoz, o assessor especial da direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, almirante Luiz Carlos Faria Vieira, enfatizou a aliança de forças. “O trabalho conjunto de Itaipu com governo federal, administrações estaduais e municipais e o setor privado é uma sinergia fundamental para as políticas públicas de desenvolvimento econômico, social e ambiental”, sublinhou.

A soma de esforços a serviço da coletividade também foi ressaltada pelo secretário do conselho, Carlos Silva, representante do segmento do turismo. “É um prazer fazer parte da mesa diretora junto a essa integração e união para seguirmos em frente, fortalecidos, com os mesmos ideaise, principalmente, desenvolvendo mais a nossa cidade para moradores e para nossos visitantes”, declarou.

Balanço da gestão 20212022

Todas as decisões, projetos e ações para a retomada do desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu, no contexto da pandemia de covid-19, passaram pela plenária do Codefoz no último ano.  Assim Felipe Gonzalez sintetizou o balanço das realizações de sua gestão (20212022), encerrada nessa segunda-feira.

A extensa lista de atividades apresentada à plenária, na forma de prestação de contas, realçou a coordenação estratégica do programa Acelera Foz. O trabalho incluiu deliberações sobre a campanha de promoção turística, posições no contexto sanitário e ajuste no escopo de obras em execução no município, como a Perimetral Leste.

“Foi fundamental o conselho ser presidido por representante do turismo no período, já que o segmento econômico foi o mais atingido na pandemia”, ponderou. “Termino a minha missão reafirmando que o Codefoz é patrimônio de Foz do Iguaçu e que juntos vamos seguir construindo a cidade que sonhamos e queremos”, salientou Felipe Gonzalez.

Presenças

Também participaram da plenária o secretário municipal de Transparência e Governança, Leandro Correa, que representou o prefeito Chico Brasileiro; o vice-prefeito Francisco Sampaio; os secretários municipais de Turismo, Paulo Angeli, e de Segurança Pública, Marcos AntonioJahnke; e os vereadores Adnan El Sayed, João Morales, Kalito Stoeckl e Rogério Quadros.

Compareçam à sessão, ainda, os presidentes da ACIFI, Danilo Vendruscolo; Fundo Iguaçu, Enio Eidt; Sindilojas, Itacir Mayer; OAB/Foz, Vitor Hugo Nachtygal; Sindifoz, Rodrigo Ghellere; Observatório Social, Jaime Nascimento; e Instituto Poloiguassu, Faisal Ismail. Superintendente do Sicoob Três Fronteiras, Dirceu Tessaro; diretora de Comércio, Indústria e Serviços, Ivone Barofaldi; ex-presidentes do Codefoz, Mario Camargo e Roni Temp; diretores e conselheiros da ACIFI; e representantes do Sindhotéis, Unioeste, Comtur, Singtur, Sescap, ICMBio, PTI, Núcleo da Avenida Brasil e autoridades religiosas também fizeram parte da plenária.

(AI Codefoz)