Comida de boteco é uma das principais atrações do Hotel Show 2014

Harmonização de Tilápia Chef Rogério Salvino Foto Marcos Labanca

Harmonização de Tilápia Chef Rogério Salvino Foto Marcos LabancaHoje, no último dia do evento, a Cozinha Show fará mais uma demonstração especial

Sabores, temperos e novas formas de apresentação. O Hotel Show 2014 tem explorado significativamente o setor de gastronomia. Além dos equipamentos de cozinha trazidos pelos expositores, uma série de cursos e palestras também movimenta o evento.

No primeiro dia (quarta-feira, 28), a palestra “Uai Gastrô Butecaria”, do chef Luciano Avellar, do Senac Minas Gerais, lotou o auditório, com um público de 120 pessoas. A palestra também foi transmitida pela Web TV Senac e contou com aproximadamente quatro mil expectadores no país.

Para o chef Avellar, esse tipo de gastronomia está em crescimento, pois é um agregado de valores. “A comida de boteco é um conceito. Ela é capaz de fazer com que as pessoas socializem e interajam entre si, comendo sem uso de talheres, mas uma comida muito bem apresentada e saborosa”, explica.

Durante a palestra, o profissional deu destaque aos petiscos feitos com base na produção local de alimentos. Ele preparou e ensinou como fazer uma Paella Mineira, o Ceviche Gourmet de Jiló Uai e, para ressaltar os sabores locais, fez o Pacucanha. O nome, um tanto esquisito, é marcado por um sabor especial, porque se trata de um bolinho feito com picanha e pacu defumado. “O petisco fez sucesso, pois reúne dois alimentos característicos da região: a picanha e o pacu, que é um peixe produzido aqui no lago de Itaipu”, revelou Avellar.

Ontem (quinta, 29), mais uma vez o conceito de comida de boteco esteve na pauta de cursos. O chef do Senac Foz do Iguaçu, Rogério Salvino, apresentou a palestra “Boteco Gourmet e as novas tendências gastronômicas”. Ele apontou que a ideia é despertar lembranças de comidas antigas, porém com uma apresentação moderna. “A comida de boteco é baseada na cozinha de raiz, mas com inovação em sua forma de preparar e apresentar ao cliente.”

Na Cozinha Show, o chef, acompanhado por profissionais do Senac, demonstrou o preparo de uma Harmonização de Tilápia. A receita foi anotada por cerca de 80 participantes e, em seguida, pôde também ser degustada.

No último evento da Cozinha Show, no segundo dia da feira, uma das atrações mais esperadas por hóspedes de hotéis foi destaque: o café da manhã. O chef Marco Túlio Abras, de Minas Gerais, apresentou a palestra “Como preparar um café da manhã com qualidade e rapidez”. Ele deu dicas e atraiu dezenas de pessoas para a apresentação.

Hoje – Nesta sexta, 30, último dia do Hotel Show 2014, haverá a demonstração de degustação de Croquete de Peixe com Queijo Coalho. O evento será às 17 horas, com os chefs do Senac Foz do Iguaçu. Ainda, palestra sobre “o verdadeiro café expresso”, com Paulo Edson de Souza, da TNT.

Hotel Show – O Hotel Show é promovido pelo Sindhotéis Foz do Iguaçu, pelo Sindicato Empresas de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (SEHA) e pelo Sindicato de Hotéis de Londrina e dos Campos Gerais. A realização do evento é da PJ Eventos, Feiras & Congressos, com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fomento Paraná, Fecomércio, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Itaipu Binacional.

Programação – sexta-feira, 30 de maio

Das 14h às 21h – abertura da feira para visitação
Das 15h às 16h30 – palestra “A Produtividade na Área de Governança” – palestrante: Maria José Dantas (ABG)
Das 15h às 16h30 – palestra “O novo profissional da gastronomia” – palestrante: Marcos Ubirajara de Quadros (Senac Foz)