Como está a sua participação em prol do Destino Iguaçu?

O turismo está numa curva crescente há mais de quatro anos em Foz do Iguaçu. Indicadores revelam o fortalecimento do setor mês a mês, em especial quando o assunto é número de turistas, que estão garantindo bons índices de ocupação dos meios de hospedagem e da gastronomia nos feriados e nos fins de semana. Os altos índices de visitação movimentam toda economia do município, garantindo emprego e renda para a população.

MUITO PARA FAZER

Mas ainda há muito para fazer. Temos problemas de infra-estrutura para corrigir, precisamos qualificar a mão-de-obra, necessitamos melhorar a gestão dos negócios e modernizar os atrativos turísticos, bem como criar novas atrações para os visitantes a fim de aumentar a permanência dos turistas na cidade. Sobretudo devemos garantir a continuidade de promoção do Destino Iguaçu no Brasil e no exterior.

TRABALHO ININTERRUPTO
Todos esses desafios são contínuos. Jamais chegará o dia em que poderemos dizer: “tarefa concluída”. Esses desafios diferem de uma partida de futebol, que tem hora para começar e terminar. São tarefas que se apresentam a cada dia de forma diferente por causa das constantes mudanças da sociedade neste mundo globalizado e dinâmico.

RESPONSABILIDADE COLETIVA
Por tudo isso não podemos achar que nossa parte é apenas eleger nossos representantes e depois repassar a eles toda responsabilidade de pensar soluções e realizar o trabalho. É assim na política (não podemos votar e depois só reclamar dos governantes). É assim na vida social (apenas eleger dirigentes de clubes e associações e não participar das ações coletivas). Como é assim também em nossa classe empresarial.

JUNTOS É MAIS FÁCIL

Vamos tomar como exemplo o Sindhotéis. A atual diretoria da entidade foi eleita para conduzir os rumos da categoria por um período de quatro anos. Mas dificilmente os dirigentes realizarão os projetos se a base não estiver ao seu lado em todos os momentos –seja em encontros, reuniões, confraternizações e na hora de arregaçar as mangas em prol do bem coletivo. A base unida em torno de um objetivo é garantia de que ele será alcançado com mais rapidez. A classe fragmentada significa que teremos dificuldade de concretizar esse mesmo objetivo, correndo o risco inclusive de não realizá-lo.

SINTONIA ENTRE TODOS
A necessidade dessa sinergia entre dirigentes de classe e sua base está longe de ser uma novidade. Sabemos que ela é importante para alcançarmos o sucesso. Graças a essa sinergia, nós, empresários dos meios de hospedagem e de gastronomia, temos garantido muitas conquistas e vitórias nos últimos anos, como dissemos lá no início da coluna. Mas a sintonia às vezes perde força devido ao acúmulo de trabalho e afazeres –como é o caso do atual período em que estamos vivendo em 2011.

É HORA DE SUPERAÇÃO

É nessa hora, entretanto, que devemos reconhecer a extrema importância das ações propostas para fortalecimento do Destino Iguaçu. A promoção do turismo não pode parar –afinal outras cidades Brasil afora também buscam seduzir turistas brasileiros e estrangeiros enquanto você lê este texto. Não deveríamos hesitar, porém é preciso reconhecer a pouca participação da classe empresarial no ato público, realizado dia 27 passado, para eleger as Cataratas do Iguaçu uma das 7 Maravilhas da Natureza.

CATARATAS MERECEM GANHAR
Vamos corrigir essa falha. Vista a camisa. As Cataratas merecem estar entre as 7 Maravilhas da Natureza, mas para isso é preciso um empenho maior nesta última etapa da campanha. O concurso está programado para se encerrar em 11 de novembro de 2011. Mobilize sua empresa. É possível votar enviando SMS com a palavra “Cataratas” para o número 22046 (o custo é de R$ 0,31 mais impostos) ou pelo site www.votecataratas.com.

AJUDE A DIVULGAR
Quem quiser contribuir para a divulgação da candidatura das Cataratas pode acessar o site www.votecataratas.com e baixar peças da campanha para internet, rádio, jornal, revista e TV, entre outros materiais gráficos e digitais.

SEJA FORTE, ASSOCIE-SE AO NOSSO SINDICATO