Compra Foz do Iguaçu será apresentado nesta terça-feira, dia 15

programa-compra

Programa já tem cronograma de funcionamento que vai culminar com a criação de um escritório de compras; evento de lançamento acontece às 19 horas no salão de eventos do Hotel Viale

programa-compraFoz do Iguaçu é um dos 14 municípios do Estado escolhidos para a aplicação da metodologia do Programa Compra Paraná, iniciativa do Sebrae/PR e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) com apoio de entidades locais. O Programa, ‘batizado’ de Compra Foz do Iguaçu, já passou pelas primeiras fases de implementação no município e, segue, agora, para ações práticas de lançamento oficial e capacitação de empresas e instituições.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Edinardo Aguiar, o primeiro momento aconteceu em agosto, com a adesão do Comitê Gestor Municipal de Foz do Iguaçu e logo deu-se andamento ao processo do Programa, que tem como objetivo final estimular a participação de micro e pequenas empresas locais nos processos de venda ao poder público. “Após a pactuação com o Comitê, lançamos a proposta às instituições públicas, em setembro, que também concordaram com a aplicação do Compra Foz”, lembra.

Em paralelo aos diálogos, complementa Edinardo Aguiar, pesquisas eram realizadas tanto com as instituições públicas quanto com os empresários, a fim de levantar o potencial de possíveis compradores e fornecedores de processos licitatórios. “Precisávamos ter uma ideia se havia a demanda de instituições querendo comprar produtos de micro e pequenas empresas locais e se as empresas tinham interesse e/ou capacidade de atender a esses pedidos”, explica o consultor.

Com a demanda diagnosticada, o Programa Compra Foz do Iguaçu inicia nova fase, com o lançamento oficial nesta terça-feira, dia 15, às 19 horas, no salão de eventos do Hotel Viale, localizado na Avenida das Cataratas, no 2.420. “Nesse evento, vamos apresentar aos empresários de micro e pequenas empresas interessados nesse nicho de mercado que são as licitações o funcionamento do Compra Foz, que prevê capacitações para empresas e instituições que acontecerão em novembro”, destaca Edinardo Aguiar.

O Programa estimula um dos capítulos do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, mais conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa: o de acesso ao mercado. “Possibilitar que a pequena empresa conheça seus diferenciais competitivos ao participar de um edital público contribui de forma significativa para o desenvolvimento local, pois mantém a circulação de recursos dentro do próprio município e microrregião”, alerta o consultor do Sebrae/PR.

A Lei Geral garante vantagens para que pequenos negócios tenham mais chances de vencer processos licitatórios como dar preferência às micro e pequenas empresas nas contratações de até R$ 80 mil; vantagens no quesito desempate; possibilidade de subcontratação; prazos ampliados para apresentar declarações; dentre outras vantagens. “Para fazer valer a lei, é necessário que empresas e instituições a conheçam”, declara Edinardo Aguiar.

Capacitações
As micro e pequenas empresas que aderirem ao Programa serão divididas em dois grupos e a capacitação “Como fornecer para a administração pública sem riscos” será realizada entre 5 e 7 de novembro (turma 1) e 18 a 20 de novembro (turma 2), sempre das 19 às 23 horas no escritório do Sebrae/PR no município, que fica na Rua das Guianas, no 151, no Jardim América.

As instituições que utilizam de editais de licitação para compras, terão a oportunidade de participar de uma capacitação única, intitulada “Fazendo licitações e aplicando mecanismos em benefício da Micro e Pequena Empresa”. Essa, será ministrada nos dias 11 a 13 de novembro, das 9 às 18 horas, também no Sebrae/PR de Foz do Iguaçu.

Destaques
Depois das capacitações do Programa Compra Foz do Iguaçu, os participantes (empresas e instituições) serão convidados para participar de um encontro de negócios, marcado para dia 28 de novembro, das 9 às 17 horas, no Hotel Viale. “Esse será o grande momento, no qual eles terão oportunidade de diálogo e troca de intenções e informações sobre os processos de licitação”, enfatiza Edinardo Aguiar.

Após as fases de sensibilização e diálogo, capacitação e negócios, o Programa culmina na criação de um escritório de compras, uma estrutura de apoio sobre processos licitatórios e disponibilização de editais, que deverá funcionar, a partir da primeira quinzena de dezembro, dentro da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI).

“As informações são inúmeras e, por conta disso, convidamos toda a sociedade empresarial e instituições que se utilizam editais de licitação para participar do lançamento oficial do Compra Foz do Iguaçu, nesta terça-feira, dia 15. Será um momento marcante para a cidade, uma oportunidade de desenvolvimento que poucos municípios estão tendo acesso neste primeiro momento”, reforça Edinardo Aguiar.

Mais informações e confirmações de presença no evento de lançamento podem ser feitas pelo telefone do Sebrae/PR em Foz, que é o (45) 3522-3312.

(Savannah Ações em Comunicação)