Concept Design Hostel chega a Foz do Iguaçu com padrão internacional

A._Fachada_A

Fachada

Antenada com as últimas tendências de hospedagem no mundo e com o novo conceito de “albergue moderno”, que estourou na Europa nos últimos cinco anos, a jornalista Cyntia Braga, está inaugurando em Foz do Iguaçu, o primeiro hostel design da região. Segundo ela, o projeto vem sendo idealizado desde maio de 2012, quando ela se viu inspirada em estabelecimentos dessa categoria em suas viagens por Madri e Lisboa. Foram muitos meses de pesquisa, estudos e projeções, até ser dado o start na obra de reforma, no dia 4 de março deste ano, na casa adquirida para ser o hostel.

A valorização do design em todo o projeto (ambientes mais espaçosos, aconchegantes e bem decorados) e a alta qualidade dos itens que todo hóspede mais deseja, como cama, colchões e lençóis, por exemplo, são pontos altos do empreendimento.  Os colchões são de molas ensacadas em todas as camas, inclusive nos quartos coletivos, e os lençóis da linha de hotelaria profissional, usados nos hotéis padrão 4 estrelas.

O espaço para a troca de experiências, o convívio e o “fazer amizades”, que está no DNA de todo hostel, foi muito bem preservado e pensado dentro do Concept. São três ambientes desenhados especialmente para essa finalidade: a sala de TV e leitura, com filmes e livros à disposição; a ampla cozinha gourmet, equipada para que o hóspede e seus novos amigos prepararem suas refeições, e o lounge do bar e piscina, onde todos terão à disposição drinks e petiscos no seu happy hour, antes de sair para conhecer a noite da região trinacional.

“Esse é o único empreendimento na Tríplice Fronteira que se assemelha ao padrão mundial de hostels design”, afirma a proprietária. “Foz do Iguaçu terá, a partir de agora, uma nova categoria de hostel; uma categoria reconhecida internacionalmente e muito requisitada por turistas estrangeiros. Além disso, também é o único a oferecer os outros diferenciais de qualidade: os itens ecossustentáveis, a alimentação especial e a energia das cores: cada quarto tem uma cor e uma energia diferente”, assegura a jornalista, que realizou ampla e profunda pesquisa sobre o setor em Foz do Iguaçu, nas cidades vizinhas de fronteira, no Paraná e vários outros estados.

Acomodações
B._Cozinha_A
Cozinha

O Hostel Design de Foz do Iguaçu traz uma proposta diferente dos padrões tradicionais de albergue, onde os banheiros são coletivos, em área externa ao quarto, e de uso comum para todos os hóspedes. No Concept cada quarto, inclusive os coletivos, possuem banheiro privativo dentro do quarto, separados com baias individuais para lavatórios, vaso sanitário e chuveiro, o que confere maior conforto e privacidade para todos na hora de dividir o espaço.

Composto por 11 apartamentos, o hostel possui capacidade para 55 pessoas, com o seguinte formato de ocupação:
– 3 aptos coletivos mistos de 8 camas
– 3 aptos coletivos de 6 camas, sendo 2 mistos e 1 exclusivamente feminino
– 1 apto para grupos*, com beliche casal/solteiro + 1 cama de solteiro + 1 cama auxiliar
* Esse apto tbém é o apto adaptado para PCD – Pessoas com Deficiência)
– 4 aptos duplo/casal

Localização
O local escolhido para a idealização desse projeto é privilegiado em todos os sentidos. O Concept fica a 100 metros da Avenida das Cataratas – corredor turístico que leva os turistas às Cataratas do Iguaçu e à usina hidrelétrica de Itaipu, passando pelo centro da cidade, onde fica a área dos bares e restaurantes de Foz do Iguaçu. A Vila Yolanda (bairro em que está localizado), dispõe de uma boa oferta de lanchonetes, supermercados, padarias, farmácias e outras necessidades básicas dos turistas. Além disso, com uma caminhada tranquila de 15 minutos é possível chegar à maior concentração de bares por metro quadrado de Foz do Iguaçu: a Avenida Jorge Schimmelpheng.

Outra grande vantagem do Concept é que ele fica quase ao lado do maior centro de entretenimento de Foz do Iguaçu, o Iguassu Boulevard, que dispõe de salas de cinema, pistas de boliche, restaurante e bares com música ao vivo. E vale a pena citar: nas quadras laterais do Concept encontram-se ainda restaurantes japoneses e chineses, de frutos do mar e churrascarias.

Conceito Ecossustentável
Suite_black
Suíte Black

A preocupação com o meio ambiente e com o mundo que deixaremos para as futuras gerações está presente no Concept, o que também serviu para posicionar o estabelecimento como o único em sua categoria na região com essa preocupação. Alguns conceitos de arquitetura ecossustentável foram projetados de maneira que possam proporcionar ao hóspede o conforto de que ele precisa, associado ao uso racional dos recursos naturais disponíveis.

– Aquecimento solar para chuveiros e lavatórios
– Captação de água da chuva para abastecimento dos vasos sanitários e limpeza das áreas comuns do hostel
– Iluminação fotovoltaica (aproveitamento solar para iluminação de áreas comuns do hostel)
– Uso de madeiras tratadas de reflorestamento, com selo verde, nos móveis das áreas de lazer do hostel
– Coleta seletiva, separação consciente do lixo produzido internamente e encaminhamento para projetos de reciclagem
– Sensores de presença, dimers especiais e uso de led, em quartos, áreas comuns e externas do hostel para economia de energia elétrica
– Aparelhos de ar condicionado modernos, dotados de sistema inverter, o que representa uma economia de energia da ordem de até 60%

Alimentação Orgânica & Funcional
Bar_e_piscina_B
Bar e piscina

Com a crescente preocupação das pessoas com a saúde, com a procedência e o preparo dos alimentos que ingerem, o Concept resolveu inovar também nesse quesito. “Resolvemos oferecer a elas a tranquilidade de saber que em nosso estabelecimento sempre haverá alguém se preocupando com sua alimentação, oferecendo produtos naturais, opções orgânicas e alimentos funcionais”, explica Cyntia, que complementa: “a nutrição funcional considera a interação entre todos os sistemas do corpo, interfere no funcionamento físico e nos aspectos emocionais. Comer é um prazer, mas, antes de tudo, o alimento precisa fazer bem ao seu corpo. Eu também estou numa fase de me preocupar mais com isso, por isso resolvi investir nesse tema para, junto com o meu hóspede, me alimentar melhor, de maneira correta, saudável e prazerosa”.

Segundo a proprietária, o Concept vai oferecer ao hóspede a opção de alimentação diferenciada. Vegetarianos, veganos, celíacos, diabéticos poderão solicitar, na hora de efetivar as suas reservas, essa alimentação especial.

Planos
Com os planos para a inauguração acontecendo a todo o vapor, junto com o término da obra e a montagem dos móveis e decoração, as reservas já começaram a ser feitas. “Já temos uma pré-reserva de um grupo de brasileiros que mora no Chile e quer vir conhecer as Cataratas no começo da primavera”, se anima a proprietária. Além disso, segundo ela, já existe firmada uma forte parceria entre três proprietários de hostels design em outros três estados, com os quais ela completará, com o seu Concept, um circuito de hostels design no Brasil para a venda de pacotes no exterior. “Estamos nos agrupando para divulgar o Brasil no exterior e oferecermos ao turista estrangeiro a possibilidade dele ficar em hostels design da mesma categoria e qualidade, nas quatro cidades mais visitadas do Brasil: Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador e São Paulo”, explica Cyntia.

Esse “circuito” foi fechado entre o We Hostel, em São Paulo, o F Design Hostel, em Salvador, o Oztel, no Rio de Janeiro, e o Concept Design Hostel, em Foz do Iguaçu.

Também faz parte dos planos da proprietária abrir sua área de lazer para a sua rede de amigos, em noites temáticas, happy-hours em volta da piscina, confrarias, mini-rodadas para network profissional, entre outros pequenos eventos. “O meu intuito com isso é aproximar as pessoas, oferecer um espaço intimista para um bom papo, uma bebida, um tira-gosto e momentos para cultivar as boas amizades”, finaliza a jornalista.

Hostel Comum X Hostel Design
O hostel comum é uma forma particular de hospedagem, cuja característica principal é compartilhar os espaços, sejam as áreas de convivência, como living, salas de estar e bar, como também os quartos, que oferecem as categorias de serem mistos ou separados por sexo. Trata-se de uma oferta de hospedagem normalmente mais barata, onde também é ofertado ao hóspede a cozinha para que ele próprio prepare a sua comida e uma lavanderia, para que ele mesmo possa lavar a sua roupa. No entanto, a proposta principal de um hostel é oferecer o convívio, facilitar as comunicações e promover os encontros, num maior número de espaços possíveis para a troca de experiência.

O hostel design é tudo isso: oferece a mesma oferta de serviços, só que associada a ambientes mais elegantes com um toque de exclusividade; ambientes mais amplos, modernos e contemporâneos; peças de design, itens e produtos de hospedagem com uma qualidade superior, consequentemente, cobram por esses mimos aos hóspedes que pagam por esta diferenciação.

Os hostels design deixaram de ser uma tendência e já se consolidaram mundo afora. Enquanto o conceito se espalha pelo mundo e recentemente começou a aparecer no Brasil, pode-se dizer que na Europa o mercado já está consolidado. Isso está acontecendo porque cada vez mais os viajantes procuram meios de hospedagem que combinam os pontos positivos dos hotéis upscale e dos hostels. Esse mercado busca a interação social, a economia e o ambiente informal dos hostels, mas também quer viver a experiência de se hospedar em um lugar com estilo e design marcantes.

Mais informações, acesse:

(Assessoria)

Sindhotéis & CNA Idiomas

O acordo de parceria entre o Sindhotéis e a escola de idiomas CNA foi renovado. Júlio Cesar Gomes de Oliveira, superintendente do Sindhotéis, teve uma