Home »

Confiabilidade dos serviços turísticos: Cadastur possui mais de 17 mil estabelecimentos com redes sociais cadastrados

Confiabilidade dos serviços turísticos: Cadastur possui mais de 17 mil estabelecimentos com redes sociais cadastrados

Ao todo, o sistema do MTur reúne mais de 10,5 mil agências e 7,4 mil meios de hospedagem que possuem perfis nas plataformas digitais, auxiliando na verificação de informações por turistas

Ao criar um roteiro de viagem, a maioria dos turistas busca experiências, destinos e estabelecimentos por meio de redes sociais. Apesar de várias empresas estarem presentes nas plataformas digitais, ainda existem muitas informações duvidosas, que contribuem para a ocorrência de golpes.

A fim de auxiliar o consumidor a evitar problemas, o Ministério do Turismo disponibiliza, por meio do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), um registro completo de todos os empreendimentos turísticos devidamente cadastrados.

Atualmente, o sistema reúne 10.583 agências e 7.408 meios de hospedagem com redes sociais cadastradas. O registro dos perfis digitais no Cadastur é de extrema importância para complementar as informações disponíveis no site do MTur e auxiliar na realização de pesquisas por turistas.

Neste Dia do Cliente (15/09), descubra por que é crucial escolher empresas de turismo que estejam registradas e ativas no Cadastur. Proteja-se e garanta que suas viagens sejam memoráveis pelas experiências autênticas, e não por imprevistos. Para consultar as redes sociais de um empreendimento, o turista pode acessar o site cadastur.turismo.gov.br e clicar em ‘Sou Turista”.

DICAS – É cada vez mais comum a prática de golpes por meio de perfis “fakes” nas redes sociais, motivo pelo qual o consumidor deve sempre conferir se o perfil digital que ele encontrou consta do Cadastur.

Avalie se a rede social do serviço possui as mesmas características de outros similares, como comentários, citações, colabs, e leve em conta a quantidade de seguidores. Pesquise sobre a empresa em todas as plataformas digitais existentes, buscando mais informações. E desconfie de perfis que possuam imagens genéricas ou que tenham ofertas duvidosas, oferecendo promoções fora do comum.

Verifique também o CNPJ da empresa antes de contratar, conferindo informações a exemplo de pendências comerciais e anotações negativas; ações judiciais; participação em falências; protestos; cheques sem fundos; dados cadastrais e a situação junto à Receita Federal.

AGÊNCIAS DE TURISMO E MEIOS DE HOSPEDAGEM – Para ter a rede social do seu empreendimento registrada no Cadastur, basta fazer o login na plataforma Gov.br, clicar no ícone da atividade e em “Alterar/Resolver Pendência”. (Clique AQUI para saber mais sobre o login no Gov.br e como fazer o seu cadastro).

DIA DO CLIENTE – Criada em 2003, no Rio Grande do Sul, a data celebra o relacionamento entre consumidores e empresas e relembra a importância do permanente combate a fraudes e golpes.


Por Vitória Moura / ASCOM MTur/ FOTO: Crédito-Freepik.
Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Hotel Coroados Foz Express

Rua Marechal Deodoro, 886 Centro – Foz do Iguaçu – PR CEP: 85851-030 Fone: 45 3523- 4167. reservas@hcoroadosfoz.com.br www.hcoroadosfoz.com.br

LEIA MAIS