Crescendo com qualidade

* Carlos Silva
Foz do Iguaçu registra expressivos investimentos para melhorias e construção de novos hotéis. O turismo totaliza R$ 557 milhões em investimentos no período de 2007 a 2014. Daqui a um ano, o município terá mais de 180 meios de hospedagem, com capacidade de atendimento para 30 mil leitos. Tudo isso sem falar dos 240 estabelecimentos gastronômicos de interesse turístico com capacidade para 30 mil pessoas/dia.

Mas para garantir o pleno funcionamento da base de nossa economia produtiva, precisamos redobrar a atenção em dois pilares estratégicos para o crescimento do segmento: gestão dos empreendimentos e qualificação dos trabalhadores. Isso porque empresários e colaboradores do setor precisam acompanhar a evolução do Destino Iguaçu, visando a garantir a excelência no atendimento aos visitantes.

Hoje, a hotelaria, a gastronomia e o lazer reúnem mais de 1,1 mil empresas em dez municípios da região. Ou seja, são milhares de empresários e gestores nas áreas de recursos humanos, financeiro, marketing e gestão. Além disso, as empresas geram 8,3 mil empregos diretos. Juntas, as atividades turísticas somam mais de 14 mil empregos diretos.

Pensando na qualificação do setor, estamos construindo o Centro de Capacitação, cujo objetivo é qualificar empresários e profissionais da hotelaria, gastronomia, motelaria, lazer e turismo em geral. O complexo vem para somar ao lado de outras escolas de qualificação e profissionalizantes. Mas o empreendimento visa, sobretudo, a ofertar cursos diferenciados, idealizados especificamente para atender às necessidades de quem está na linha de frente na administração dos negócios.

Quando falamos em qualificação, falamos em conhecimento, no profissional que saiba o que fazer dentro da empresa, que possa, efetivamente, diferenciar-se naquilo que realizar, mostrando, além da qualificação, comprometimento, espírito de equipe e de liderança, capacidade de inovar e empreender. Esse é o profissional que estaremos preparando para disponibilizar no mercado de trabalho.

Carlos Silva é presidente do SINDHTOÉIS, empresário dos setores de hotelaria, gastronomia e entretenimento, pós-graduado em Turismo e Hotelaria, MBA Internacional/UDC/Toulouse.

► HOTEL SHOW SERÁ EM MAIO
O 8º Hotel Show será realizado de 28 a 30 de maio de 2014, no Centro de Convenções do Golden Tulip Internacional Foz do Iguaçu. O evento é uma realização do SINDHOTÉIS e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Curitiba), juntamente com os Sindicatos de Hotéis de Londrina e dos Campos Gerais. O evento terá cinco ações paralelas, incluindo novidades para panificadoras e pizzarias, além mostra de design para meios de hospedagem, gastronomia e lazer. Veja quais serão as atividades confirmadas para este ano.

8ª Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria, Motelaria,  Meios de Hospedagem, Gastronomia, Restaurantes, Bares e Turismo

6º Encontro de Profissionais e Empresários da Hotelaria e Gastronomia & Lazer

4º Balcão de Negócios para Fornecedores dos Meios de Hospedagem, Gastronomia & Lazer

1ª Mostra de Produtos & Serviços para Indústria da Panificação e Confeitarias

1ª Mostra de Design para Meios de Hospedagem, Gastronomia & Lazer

► DIA 21 TEM PALESTRA SOBRE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
No dia 21 de maio será realizada mais uma palestra sobre manipulação de alimentos, das 9 horas às 11 horas, com a nutricionista Suyan Alexandre Bianchi, consultora do PAS-Mesa, PAS Distribuição, e consultora da Trainner da ISO 22000. O objetivo do evento é oferecer conhecimento sobre técnicas e procedimentos no preparo e manipulação dos alimentos, em conformidade com a exigência da Vigilância Sanitária.

SEJA FORTE, ASSOCIE-SE AO NOSSO SINDICATO!
__________________________________________________________