Capital paranaense Curitiba também possui o título de “cidade mais inteligente do mundo”, conferido no ano de 2023. Município integrou Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo
Curitiba, capital do Paraná, foi apontada pela renomada editora de guias de viagens Lonely Planet como um dos 30 melhores destinos globais para visitar em 2025. A cidade é uma das três representantes da América Latina na seleção e se destaca por vários de seus atrativos turísticos.
Entre eles, ricas experiências culturais, como o icônico Museu Oscar Niemeyer, e amplos espaços verdes, a exemplo do Jardim Botânico, ideal para contemplação. A editora também recomenda a famosa viagem de trem entre Curitiba e Morretes, que proporciona vistas espetaculares de montanhas e florestas nativas.
Além dos pontos turísticos, a publicação elogia características urbanas da cidade que beneficiam tanto moradores quanto visitantes. A lista inclui o sistema de transporte público eficiente, parques urbanos bem cuidados e soluções ecológicas inovadoras.
A premiação considera que investimentos em qualidade de vida tornam Curitiba um destino mais interessante, onde visitantes podem vivenciar a região de forma mais completa.
RECONHECIMENTO – Em 2023, a capital paranaense foi eleita a “cidade mais inteligente do mundo” no World Smart City Awards. O prêmio enaltece a combinação bem-sucedida de soluções ecológicas, planejamento urbano e crescimento socioeconômico.
O reconhecimento se alinha à participação de Curitiba na estratégia Destinos Turísticos Inteligentes do Brasil, promovida pelo Ministério do Turismo. A iniciativa, baseada em uma metodologia espanhola e implementada no Brasil pelo Ministério do Turismo e o Instituto Cidades del Futuro, utiliza a tecnologia para promover visibilidade, acessibilidade e sustentabilidade no país.
Com as premiações, Curitiba se firma como um exemplo de desenvolvimento urbano sustentável e um destino cada vez mais atraente no cenário mundial.
Saiba mais sobre a Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)
Por Victor Mayrink/ Assessoria de Comunicação do MTur/ Crédito: Renato Soares/MTUR.