Decreto amplia atendimento na gastronomia de Foz

Medida atende a pedido do Sindhotéis à prefeitura

A pedido do Sindhotéis, a prefeitura ampliou o atendimento dos estabelecimentos gastronômicos de Foz do Iguaçu. Decreto publicado nessa quinta-feira, 21, autoriza o acesso em restaurantes e lanchonetes de crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis desde que respeitadas as regras de proteção ao novo coronavírus.

Conforme o Decreto 28.150, os pais ou responsáveis deverão cuidar para que as crianças mantenham o distanciamento social estabelecido, sob pena de eventual responsabilização. Já nos shoppings, supermercados e galerias, o acesso de menores de 14 anos, fica restrito aos restaurantes e praças de alimentação.

A autorização é resultado da reunião do Sindhotéis, por meio da comissão de representantes da gastronomia, reuniu-se com o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, na última terça-feira. O objetivo do encontro foi debater e definir parâmetros para ampliação do atendimento ao público em tempos de covid-19.

Com a permissão, agora pais e responsáveis poderão frequentar os estabelecimentos gastronômicos acompanhados de menores de 14 anos. Até então muitos adultos deixavam de frequentar as empresas porque não podiam levar crianças e adolescentes.

O presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin, afirma que cada empresa comunicará aos pais e ou responsáveis sobre o comportamento das crianças dentro do estabelecimento. “A responsabilidade será compartilhada entre a empresa e os pais”, diz.

Todos, ressalta o dirigente, devem respeitar as regras de funcionamento, que serão divulgadas de forma visível e clara. Em caso de descumprimento, ambos podem ser até penalizados pelo Conselho Tutelar. Os playgrounds e brinquedotecas dos restaurantes permanecem fechados.