Destino Iguaçu em 2012: um ano de bons números e de muitos fatos positivos

site.games_

A boa imagem se fortaleceu. O número de notícias ruins foi quase nulo e a imprensa deu bom espaço para notícias como a conquista dos X Games.

Os números serão divulgados dentro de mais quatro ou cinco dias, mas já é certo que o Destino Iguaçu teve movimento recorde no Aeroporto Internacional Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu e no Complexo Turístico Itaipu. Mas 2012 representou ainda mais do que bons números.

Houve também uma sucessão de notícias favoráveis e de eventos de sucesso. Confira a seguir alguns dos fatos mais importantes.

Ações para atrair os paulistas
O mercado brasileiro foi o que mais correspondeu às expectativas do Destino Iguaçu, amenizando os efeitos da crise internacional. Para atrair ainda mais brasileiros, foi lançado, em abril, o Programa de Investimento Promocional de Foz do Iguaçu.

O programa, que atende inicialmente o mercado paulista, maior emissor de turistas do País, visa mostrar que, além das Cataratas e de Itaipu, o destino oferece boa infraestrutura e opções para todo tipo de público – turismo de eventos, de compras, de lazer familiar, de aventuras radicais, para lua de mel e até para estudos.

Cataratas, a consagração

site.consagracao-2
Em maio, uma solenidade consagrou as Cataratas do Iguaçu entre as sete maravilhas mundiais da natureza, na eleição promovida em todo o mundo pela fundação suíça New Seven Wonders.

Jean Paul de la Fuente, um dos diretores da fundação, previu: o título das Cataratas deverá atrair mais visitantes a cada ano.

Foi o que aconteceu já em 2012, inclusive no período considerado de baixa temporada, entre abril e agosto, quando o número de turistas cresceu quase 15% sobre 2011.

Uma conquista radical: os X Games
site.meia_
Quando tudo vai bem, ainda pode melhorar. Exatamente no feriado de 1º de maio, Foz do Iguaçu comemorou com muita festa o anúncio feito pela rede de televisão ESPN Internacional: a cidade foi escolhida para ser uma das sedes dos X Games em 2013, 2014 e 2015.

Festival de Turismo vai na onda
As Cataratas do Iguaçu entre as sete maravilhas mundiais da natureza e a escolha de Foz do Iguaçu para sediar os X Games aumentaram ainda mais o interesse de operadores, agentes de viagens e empresários pelo 7° Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que ocorreu em junho, no Rafain a Palace Hotel e Convention Center. Houve até fila de espera pelos estandes da Feira de Turismo.

Um evento paralelo, o 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, reuniu em Foz os responsáveis pelos mais acessados blogs do Brasil e do exterior voltados à divulgação de destinos nacionais e internacionais.

Uma disputa em cenário fantástico
Em julho, a Meia Maratona das Cataratas contribuiu para lotar os hotéis de Foz do Iguaçu. Não é para menos. Participaram da disputa 2.285 atletas, dos quais 2005 representaram 285 cidades do Brasil e do mundo, incluindo Paris (França), Lisboa (Portugal) Barcelona e Madri (Espanha), além das capitais do Uruguai, Paraguai e Argentina, entre outras.

Na usina de Itaipu, chuva de gols
Também em julho, um espetáculo na usina de Itaipu. A Volkswagen promoveu uma grande festa de lançamento dos novos Gol e Voyage, para concessionários de todo o Brasil.
site.gol_

A apresentação, que incluiu um show de grafismos no Mirante Central da usina, mostrou que Itaipu é o cenário perfeito para grandes espetáculos; e Foz do Iguaçu, o destino ideal para eventos de grande porte.

Parque termal abre as portas em 2013
Em agosto, uma boa notícia para a região. A empresa carioca Rio Water Planet assumiu o Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, em Itaipulândia, que estava abandonado desde 2003, sem nunca ter funcionado.

A empresa pretende concluir a primeira etapa das obras e abrir o espaço de lazer ainda no início de 2013, com investimentos de mais de R$ 10 milhões.

Uma corrida de muito fôlego entre as belezas
O início é em Itaipu, maravilha da engenharia; e o término em Porto Canoas, pertinho das Cataratas, maravilha da natureza. A 6ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, em setembro, reuniu 1.650 atletas de diversos países.

Mais uma vez, os quenianos foram vencedores, tanto no masculino quanto no feminino. E valorizaram ainda mais a disputa, que a cada edição desperta mais interesse.

Latinoware atrai mais de quatro mil
A Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2012) reuniu em outubro, no Parque Tecnológico Itaipu, mais de quatro mil pessoas, desde desenvolvedores, pesquisadores e estudantes até leigos, mas curiosos em conhecer os avanços da comunidade de software livre em todo o mundo.

Boa notícia para a vizinha Puerto Iguazú
Em outubro, a argentina Puerto Iguazú foi incluída pelo guia turístico Lonely Planet na lista das dez melhores cidades do mundo para se visitar em 2013.

Quem visita Puerto Iguazú, visita Foz. Ou, ao menos, o lado brasileiro das Cataratas.

Campanha pelas Cataratas rende prêmio à Itaipu
site.campanhaitaipu
Em novembro, a Itaipu Binacional ganhou o Top de Marketing da ADVB-Paraná pelo case “Cataratas – Maravilha Mundial da Natureza” venceu o Top de Marketing 2012 da ADVB-PR.

O prêmio, considerado o “Oscar do marketing paranaense”, foi dado à Itaipu na categoria Hotelaria, Turismo e Cultura, pela campanha que criou e patrocinou para a eleição promovida pela fundação suíça New Seven Wonders.

Natal das Cataratas, 30 dias de alegria
Com show de Guilherme Arantes e Coral de Itaipu, o Natal das Cataratas, em sua terceira edição, foi aberto no dia 23 de novembro. As ruas da cidade ganharam pórticos, banners com saudações natalinas e totens.
site.natal_

site.natal2_
Durante 30 dias, até 23 de dezembro, houve shows todas as noites na Praça do Mitre, onde foi montada a Vila de Natal. O público prestigiou em massa.

Visitante conta com guia gastronômico
Lançado em dezembro, o Guia Gastronômico de Foz do Iguaçu lista mais de 200 estabelecimentos de diferentes categorias e padrões.

Publicado em inglês e português, divide-se em sete categorias: Bares, Churrascarias e Restaurantes, Confeitarias, Cafés e Sucos, Quiosques e Sorveterias, Pizzarias, Lanches e Fast Food.

Verba para promoção internacional
A Gestão Integrada do Turismo encerrou em dezembro, em Barcelona, na Espanha, a agenda de promoção internacional. E lá mesmo anunciou que, a partir de 2013, irá investir anualmente uma média de U$ 400 mil em eventos internacionais de renome.

Encontro e famtur da Nastur, em 2013
A Nascimento Turismo, de São Paulo, que atua há 50 anos no mercado, promove em março de 2012, em Foz do Iguaçu, o Nastur 2013, que reunirá 350 agentes de viagens e jornalistas do setor de turismo.

O evento incluirá um famtur para os agentes de viagens, escolhidos através do ranking de venda do último ano comercial.

Guia Quatro Rodas lança edição Foz do Iguaçu
Também em dezembro, a Editora Abril lançou o Guia Abril Quatro Rodas – Foz do Iguaçu e Compras no Paraguai e Argentina”, o primeiro exclusivo sobre o Destino Iguaçu.

O guia, à venda em todo o Brasil, pode também ser acessado por um aplicativo para tablets, no portal Viaje Aqui (www.viajeaqui.combr), o maior site de turismo em língua portuguesa.

Destino Iguaçu brilha no Prêmio Caio 2012
site.caio_7
O Destino Iguaçu foi destaque na 13ª edição do Prêmio Caio, o mais importante da indústria de eventos e do turismo nacional.

Gilmar Piolla levou o prêmio de Personalidade do Ano; Foz do Iguaçu foi ouro na categoria Destino de Menor Porte da Região Sul; Rafain Palace & Convention Center, ouro na categoria Centro de Convenções de Grande Porte da Região Sul e prata na categoria Evento Social, pelo Réveillon de 2011.

(Foz do Iguaçu Destino do Mundo)