É hora de iniciar ações concretas para a retomada do turismo!

O Sindhotéis parabeniza o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, pela reeleição sagrada nas urnas no último domingo. Passada a campanha eleitoral, é hora de todos priorizarem atenção para a retomada do desenvolvimento econômico, cuja principal indústria é o turismo.

Considerando a reeleição do chefe do executivo, é necessário que as ações já sejam intensificadas agora e a partir de 1º de janeiro –visto que não será necessário dedicar tempo para transição ou mesmo aqueles famosos 100 primeiros dias de mandato.

Impactados desde março com fecha/abre, fecha/abre dos meios de hospedagem, atrativos turísticos e estabelecimentos gastronômicos, o turismo amarga queda brutal na visitação.

Principal termômetro do turismo iguaçuense, o Parque Nacional do Iguaçu totaliza 551 mil visitantes de janeiro a outubro de 2020, contra 1,6 milhão no mesmo período do ano passado. Uma redução de 65% que reflete em toda indústria do turismo.

Tudo isso sem falar nos 6 meses de fechamento da Ponte da Amizade (Brasil/Paraguai) e 9 meses sem passagem pela Ponte Tancredo Neves (Brasil/Argentina). Aliás, a travessia para Puerto Iguazú continua sem perspectiva de ser liberada.

Diante desse cenário preocupante, reivindicamos que o atual governo municipal inicie ações concretas para promover o Destino Iguaçu e assim salvar algo de visitação turística no fim de dezembro e também no período de férias (em janeiro e fevereiro). Do contrário, 2021 iniciará sob ares nada otimistas.

Sabemos que a retomada do turismo pode ser mais rápida, pois outros destinos brasileiros já estão bombando. É preocupante a realidade de Foz, um dos principais destinos turísticos do Brasil e agora luta só para evitar o caos empresarial e de emprego neste fim de 2020 e em 2021.