Home »

EDITORIAL – PROFISSIONALISMO

EDITORIAL – PROFISSIONALISMO

O setor de turismo de Foz do Iguaçu se prepara para um novo estágio, o de seguir um projeto calculado por técnicos experimentados, pessoas que de fato conhecem a maneira como o setor deve prosperar. Trata-se de um nicho sensível e está na hora de Foz alinhavar seu propósito de crescimento, numa das economias mais prósperas do planeta, deixando de lado as fórmulas caseiras, sempre elaboradas pelos voluntariosos empresários locais e pessoas que imaginam que sabem fazer a lição de casa; não é bem assim, é necessário conhecimento técnico para construir uma estratégia e definitivamente consagrar o destino. Também devemos abandonar a perspectiva de cada um, puxar a sardinha para a sua brasa, ou obter o sucesso individual, em detrimento de outro. A cidade precisa aprender a agir em bloco.

Décadas se passaram em meio a discussões sobre a contratação de profissionais para a área. Estruturas foram erguidas para tal, mas o que se viu foi uma seqüência de experiências sem o resultado esperado. Todas abaixo das expectativas. Tais tentativas mais prejudicaram do que outra coisa.

Profissionais experientes possuem outro prisma para o nosso mercado. Olham para o resto do mundo com uma dinâmica mais exata; trabalham o destino de maneiras que ele se encaixe no contexto de quem realmente está apto a visitá-lo; entendem os fluxos de transporte, as tendências, enfim, as correntes que movem o setor e delas, fazem um extrato, criando canais mais eficientes.

Nossos atrativos são tão bem conceituados e localizados, que será possível estabilizar um fluxo permanente, sem baixas ou mesmo as altas superestimadas. Com um bom fluxo, hotéis serão restaurados, novos estabelecimentos serão construídos; haverá investimentos mais localizados no setor, o que possibilitará a geração de empregos e o natural aquecimento no comércio.

O turismo é a grande indústria da cidade e não se deve dar as costas para esta realidade. Sendo assim, quanto mais engenharia houver para movimentar esta máquina extraordinária, mais sucesso teremos perante o mundo.

Fonte: Gazeta do Iguaçu

Facebook
Google+
Twitter

hospedagem

gastronomia

motéis

lazer