Home »

Entidades integram calendário de capacitações do turismo de Foz

Entidades integram calendário de capacitações do turismo de Foz

cataratas_capacitao_baixa

cataratas_capacitao_baixaSetembro inicia com a Oferta Integrada de Capacitações, para empresários de turismo de Foz do Iguaçu. A iniciativa é do Sebrae/PR; Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis Foz); da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Regional Oeste; do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) e do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Paraná – Foz do Iguaçu (SINDETUR).

“Cada uma das entidades mantinham ou apoiavam uma grade de treinamentos para o setor de turismo, cada qual em seu ramo de atuação. A ideia, a partir do próximo mês, é que tenhamos uma programação unificada para que possamos somar esforços, concentrar forças, ganhar abrangência e divulgação das capacitações”, explica o consultor do Sebrae/PR, Augusto César Stein.

A ideia da Oferta Integrada de Capacitações, complementa Stein, surgiu há algum tempo em encontros com representantes das entidades. “Temos parceria em alguns projetos específicos e percebemos que também podemos realizar os treinamentos em conjunto. Isso também possibilita que os associados a uma ou outra entidade, possam ter acesso facilitado a todas as capacitações do setor”, destaca.

Para o presidente do Sindhotéis Foz, Carlos Antônio Silva, o perfil dos profissionais atendidos pelas entidades é parecido. “Assim, nada mais inteligente do que reunir as demandas do setor num roteiro inédito de capacitação. Mapeamos necessidades comuns e, agora, vamos aproveitar ao máximo os cursos, workshops e encontros de forma continuada para melhorar gestão, atendimento, além de produtos e serviços.”

A agenda prevê dois cursos para setembro, um sobre a área de Recursos Humanos, que deve ser direcionado aos chefes e supervisores do setor; outro sobre finanças e a formação de preços para os serviços de turismo, que inclui consultoria as empresas participantes. Em outubro, um workshop sobre mídia digital, que também deve incluir consultoria; e um encontro empresarial do setor.

Novembro deve fechar a programação de 2013, com o workshop “Contabilização fiscal para agentes e organizadores de eventos”. O cronograma ainda contempla três temas para cursos em 2014: gestão da qualidade; contratação, seleção e acompanhamento de funcionários; e captação de eventos. “Essa é apenas uma prévia, com temas que já estavam presentes nas demandas dos associados das entidades”, explica Stein.

Na avaliação de Simone Eloisa Villanueva, presidente regional da ABIH, a expectativa para dar início as capacitações é grande, por parte das entidades e empresários. “Trabalhando em conjunto ganhamos maior abrangência. Quanto mais empresas estiverem qualificadas para atender o turista, melhor será para o trade de turismo de Foz. As perspectivas são positivas e todos estão ansiosos para começar.”

(Savannah Ações em Comunicação)

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO