Entidades integram calendário de capacitações do turismo de Foz

cataratas_capacitao_baixa

cataratas_capacitao_baixaSetembro inicia com a Oferta Integrada de Capacitações, para empresários de turismo de Foz do Iguaçu. A iniciativa é do Sebrae/PR; Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis Foz); da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Regional Oeste; do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) e do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Paraná – Foz do Iguaçu (SINDETUR).

“Cada uma das entidades mantinham ou apoiavam uma grade de treinamentos para o setor de turismo, cada qual em seu ramo de atuação. A ideia, a partir do próximo mês, é que tenhamos uma programação unificada para que possamos somar esforços, concentrar forças, ganhar abrangência e divulgação das capacitações”, explica o consultor do Sebrae/PR, Augusto César Stein.

A ideia da Oferta Integrada de Capacitações, complementa Stein, surgiu há algum tempo em encontros com representantes das entidades. “Temos parceria em alguns projetos específicos e percebemos que também podemos realizar os treinamentos em conjunto. Isso também possibilita que os associados a uma ou outra entidade, possam ter acesso facilitado a todas as capacitações do setor”, destaca.

Para o presidente do Sindhotéis Foz, Carlos Antônio Silva, o perfil dos profissionais atendidos pelas entidades é parecido. “Assim, nada mais inteligente do que reunir as demandas do setor num roteiro inédito de capacitação. Mapeamos necessidades comuns e, agora, vamos aproveitar ao máximo os cursos, workshops e encontros de forma continuada para melhorar gestão, atendimento, além de produtos e serviços.”

A agenda prevê dois cursos para setembro, um sobre a área de Recursos Humanos, que deve ser direcionado aos chefes e supervisores do setor; outro sobre finanças e a formação de preços para os serviços de turismo, que inclui consultoria as empresas participantes. Em outubro, um workshop sobre mídia digital, que também deve incluir consultoria; e um encontro empresarial do setor.

Novembro deve fechar a programação de 2013, com o workshop “Contabilização fiscal para agentes e organizadores de eventos”. O cronograma ainda contempla três temas para cursos em 2014: gestão da qualidade; contratação, seleção e acompanhamento de funcionários; e captação de eventos. “Essa é apenas uma prévia, com temas que já estavam presentes nas demandas dos associados das entidades”, explica Stein.

Na avaliação de Simone Eloisa Villanueva, presidente regional da ABIH, a expectativa para dar início as capacitações é grande, por parte das entidades e empresários. “Trabalhando em conjunto ganhamos maior abrangência. Quanto mais empresas estiverem qualificadas para atender o turista, melhor será para o trade de turismo de Foz. As perspectivas são positivas e todos estão ansiosos para começar.”

(Savannah Ações em Comunicação)