Entidades oferecem treinamento de gestão sindical durante a 42ª Expo ABAV

segs-luci

Primeira a esquerda, a assessora de diretoria do Sindhotéis, Luci Roberto,
participou de mais uma edição de treinamento do SEGS.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizaram nos dias 24 e 25 de setembro mais uma edição de treinamento do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs). O evento aconteceu no Hotel Braston, em São Paulo, e reuniu representantes de vinte sindicatos patronais de todas as regiões do Brasil.

O presidente da FBHA e do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, participou da abertura do evento e anunciou algumas novidades referentes à gestão sindical patronal. “Este capítulo do Segs vai apresentar a nova roupagem dos serviços de excelência em gestão sindical para o próximo biênio. É uma abordagem diferenciada com alguns elementos inovadores, dado que a maior parte dos sindicatos que ali estão já é partícipe do Segs há bastante tempo”, declarou o presidente.

Em sua fala, Sampaio mencionou ainda a Comissão de Negociações Coletivas do Comércio (CNCC), que faz parte da CNC e que agora também ganhará um braço na FBHA com a criação da Diretoria de Negociações Coletivas. “Teremos preocupação de dotar os sindicatos de mecanismos necessários para esta negociação com os laborais”, disse Sampaio. Além disso, o presidente falou que, dentre os novos pleitos do Conselho de Turismo da CNC para 2015 está a destinação de recursos da entidade aos sindicatos. “Para isto, os projetos devem estar bem estruturados. O tema será abordado no treinamento”, disse.

O treinamento foi ministrado pela assessora técnica para assuntos de turismo e hospitalidade da CNC, Márcia Alves, e pela superintendente da FBHA, Camila Beraldo. “O Segs consolida-se, a cada ano, como uma importante ferramenta de gestão para os nossos sindicatos. Desta forma, promovemos a troca de conhecimento e de boas práticas entre as entidades”, afirmou Camila.

Capacitação sindical
O Segs é uma capacitação que acontece duas vezes ao ano e tem como objetivo contribuir para a maturidade de federações e sindicatos sob aspectos como associativismo e serviços oferecidos a empresários do comércio. O programa capacita empresários e profissionais sindicais para atuarem em prol dos interesses das empresas que representam.

(FBHA)