Equipe do Governo do Estado faz visita técnica a Foz do Iguaçu para tratativas da construção do museu internacional

Em junho deste ano, o prefeito Chico Brasileiro assinou o convênio com o Centro Pompidou, da França, para sediar a primeira estrutura na América Latina

Equipes do Governo do Estado estiveram em Foz do Iguaçu nesta semana para avaliar, juntamente com representantes da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural, as estruturas do município que poderão sediar o primeiro museu internacional da América Latina – o Centro Pompidou, da França.

A superintendente-geral da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, participou de reuniões e visitas técnicas, acompanhada de técnicos e arquitetos do governo estadual, para dar andamento às tratativas de instalação do museu Pompidou em Foz. O objetivo é lançar no primeiro semestre de 2023 um concurso cultural com engenheiros de todo o Brasil para a elaboração do projeto arquitetônico.

“A instalação do Centro Pompidou em Foz do Iguaçu vai ser um grande impulso para o turismo cultural da fronteira, o que, sem dúvidas, irá resultar em crescimento e desenvolvimento da nossa cidade”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.

“Nosso diálogo com o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Cultura, começou há mais de dois anos. Este ano tivemos o importante marco da assinatura do convênio e agora seguimos com as tratativas para tornar o museu internacional em Foz uma realidade o mais breve possível”, ressaltou o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Convênio

O convênio para instalação do Centro Pompidou em Foz do Iguaçu foi assinado em junho deste ano pelo prefeito Chico Brasileiro, Governo do Estado, Itaipu Binacional e a Renault do Brasil.

Presenças

Participaram da reunião com a equipe do governo estadual o secretário municipal de Planejamento, Leandro Costa; o diretor do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, Fernando Maraninchi; e o diretor de Projetos e Captação de Recursos da Fundação Cultural, Alexandre Barbosa.

Sobre o Centro Pompidou

Mais do que um museu de arte, o Centro Pompidou de Paris é um complexo cultural efervescente, que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema e centro de música e estudos acústicos. É também um dos locais de encontro mais procurados por parisienses e visitantes. Além da sede francesa, o Pompidou possui “antenas”, como são chamadas suas unidades, na Bélgica, Espanha e China.

Instalado há 45 anos em um dos bairros mais antigos de Paris, o distrito de Saint-Merri, o Centro Georges Pompidou possui um acervo de mais de 100 mil obras e a maior coleção europeia de arte contemporânea.

(AMN).