Home »

Estado realiza 1º Simpósio Interamericano de Segurança no Atendimento aos Turistas

Estado realiza 1º Simpósio Interamericano de Segurança no Atendimento aos Turistas

Realizado pelo Governo do Paraná, evento em Foz do Iguaçu reúne profissionais das áreas da segurança e do turismo para debates, palestras, e dinâmicas sobre medidas práticas para assegurar ao viajante uma estada tranquila no Paraná. Ao longo dos três dias haverá debates, palestras e dinâmicas.

Com o objetivo de criar novas estratégias e melhorar a experiência dos turistas que visitam o Paraná, o Governo do Estado realiza em Foz do Iguaçu, a partir desta quarta e até sexta-feira (19 a 21), o 1º Simpósio Interamericano de Segurança no Atendimento ao Turista. O evento reúne participantes de países como Colômbia, El Salvador e Estados Unidos, que apresentarão os potenciais e ferramentas usadas na segurança dos turistas em seus territórios.

Ao longo dos três dias haverá debates, palestras e dinâmicas sobre as medidas e práticas adotadas na segurança de viajantes em destinos turísticos paranaenses. O evento é organizado pelas secretarias estaduais do Turismo (Setu), da Segurança Pública (Sesp) e Polícia Militar do Paraná. O evento tem o apoio do Viaje Paraná (órgão de promoção do turismo vinculado à Setu), da Itaipu Binacional e outras instituições.

Entre outras questões, o encontro abordará o papel do policial militar especializado em atendimento ao turismo, a estrutura adequada para que ele possa atuar, fardamentos e viaturas. O evento também tratará do potecial brasileiro no ecoturismo e turismo de aventura; o policiamento em faixa litorânea e meios aquáticos como praias naturais e artificiais, rios e lagos; planejamento e execução do policiamento em grandes eventos.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a segurança dos visitantes é um dos pilares do setor. Segundo ele, assim como a disponibilidade de rede hoteleira, de restaurantes, de locais marcantes para visitar, a segurança é fundamental quando o turista está planejando a viagem.

“Ao envolver outras secretarias estaduais e instituições, que também são importantes para compor a cadeia produtiva do turismo, tornamos os nossos serviços e destinos mais qualificados para receber visitantes”, afirma Nunes. “Um dos quesitos levantados na hora de escolher uma viagem é justamente a segurança do local, por isso, iniciativas como essa são fundamentais e mostram que o Paraná não se preocupa apenas com a imagem de seus atrativos, mas sim com toda a estrutura que de fato envolve a atividade”.

Os debates são direcionados para o aprimoramento das práticas de segurança em destinos turísticos. “A realização deste simpósio reforça nosso compromisso com a segurança das pessoas quem vêm conhecer nosso Estado”, diz o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

“Além disso, o evento permite que especialistas e autoridades aprimorem práticas essenciais para garantir uma experiência segura aos turistas. Integrando esforços de diversas áreas, consolidamos a imagem do Paraná como um destino seguro e acolhedor para todos”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

O encontro acontece no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention e há da possibilidade de acompanhar a programação de maneira virtual. Para mais informações, clicar AQUI.

DESTINO DO MUNDO – A escolha de Foz do Iguaçu como palco do 1º simpósio desta temática se deve pela cidade ser fronteiriça e o destino que mais atrai turistas ao Estado, além de ser um dos locais mais visitados a turismo no mundo. Outro destaque fica por conta da Companhia de Atendimento ao Turista, parte do 14º Batalhão da Polícia Militar de Foz do Iguaçu. Ela é a primeira e única especializada no atendimento de viajantes em todo o Paraná.

A Companhia conta com um efetivo de 32 policiais militares, preparados para o atendimento de visitantes nacionais e internacionais. As equipes realizam patrulhamento no eixo turístico da cidade, e também estão presentes em zonas conhecidas pela concentração da rede hoteleira local. Turistas podem realizar atendimentos e sanar dúvidas diretamente com os profissionais em patrulha, ou, se preferirem, podem se comparecer no posto físico da Companhia, localizado na Rua Quintino Bocaiúva – 499, no Centro de Foz do Iguaçu. Contato e mais informações, AQUI.

(AEN/Foto: PMPR).

 

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO