FBHA celebra60 anos de atuação em defesa de hotelaria e gastronomia

fbha-60-anos

fbha-60-anosA Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) completa 60 anos em setembro. A data será celebrada em jantar no Dúnia City Hall, em Brasília, no dia 9 de setembro. O evento contará com a presença de presidentes dos 66 sindicatos filiados, além de parlamentares e representantes de ministérios e de entidades parceiras.

Desde 1955
A FBHA foi fundada em 23 de setembro de 1955, no Rio de Janeiro, e tem como missão a coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários de hospedagem e alimentação fora do lar. As bases que compõem os sindicatos representados pela FBHA geram 3,5 milhões de empregos diretos e formais. A entidade representa cerca de 940 mil estabelecimentos hoteleiros e de gastronomia, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

►PESQUISA DE CAMPO DO INVENTÁRIO TURÍSTICO
pesquisaA Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) deu início no dia 17 de agosto a pesquisa de campo para atualização do “Inventário da Oferta Turística”, um dos instrumentos necessários para o planejamento turístico local, e que atende a exigências do Ministério do Turismo. O trabalho é uma parceria entre a SMTU, o Instituto Polo Iguassu e a Guarda Municipal e será realizado até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Cerca de 1,5 mil visitas
No total, serão visitados aproximadamente 1.500 locais, entre os quais: atrativos, hotéis, agências de turismo, estabelecimentos gastronômicos, empresas de eventos, de transporte urbano, rodoviário e aéreo. Também integram o inventário os serviços de comunicação, segurança, saúde, sistema educacional, lazer, esportes e entretenimento, além de serviços de apoio ao turismo. São levantados dados cadastrais, endereço, telefone, site, horário de atendimento, formas de pagamento, serviços disponíveis, entre outras informações.

Banco de dados atualizado
O objetivo é manter um banco de dados atualizado para turistas e comunidade, disponibilizar informações aos Postos de Informações Turísticas (PITs), ao Teletur (0800-45-1516) e alimentar o portal da SMTU na internet: www.iguassu.tur.br. O trabalho resulta em um documento de mais de 200 páginas e, depois de concluído, ficará disponível aos interessados no portal, clicando-se em Inventário Turístico.  O estudo é realizado pela Divisão de Estatística e Estudos Turísticos e integra o rol de pesquisas do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu.

►SESC OFERECE BOLSAS GRATUITAS PARA CURSO DE INGLÊS

cursos-de-inglesO SESC está com bolsas gratuitas para o curso de inglês. Aumente suas chances no mercado de trabalho fazendo sua inscrição até o dia 27 de agosto, diretamente no SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor). A turma para alunos de  11 a 14 anos, tem aulas nas segundas-feiras e quartas-feiras, das 14 horas às 16 horas.  Os interessados com idade acima de 15 anos integram a turma com aulas nas terças-feiras e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Quem pode concorrer à bolsa
e documentos necessários
Comerciciários, dependentes de comerciários ou estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino com renda familiar bruta de até três salários minimos, piso nacional (R$ 2.364,18). O interessado devem apresentar cópias acompanhadas dos originais do RG e CPF do candidato. Se menor de 18 anos, também do responsável legal. Comprovante de residência atualizado, declaração de matrícula e cartão cliente SESC. Mais informações: (45) 3576-1300 ou www.sescpr.com.br.

_________________________________________________