FBHA cobra o fortalecimento do turismo no Senado

senado

Sampaio relatou ao presidente da comissão, senador Benedito de Lyra (PP-AL), que a FBHA e outras três entidades do turismo – ABIH, Fohb e Brasil Resorts – entregaram ao ministro Pedro Novais carta sugerindo ações para aumentar a competitividade e a eficiência do setor.

Entre as medidas apontadas estão a revisão de aspectos trabalhistas, uma necessidade do empresariado brasileiro em diversos setores; a revisão da carga tributária para o trade turístico; a oferta de mais linhas de financiamento; a dissolução dos gargalos de infraestrutura, como aeroportos, portos e mobilidade urbana; e, especialmente, a flexibilização de regras para obtenção de vistos pelos estrangeiros.

“O custo operacional no Brasil é muito alto e é fundamental que o governo faça esforços, com a contribuição do Congresso Nacional, para fortalecer o setor e torná-lo mais eficiente”, afirmou Sampaio. O presidente da FBHA ressaltou também o papel fundamento da gastronomia para o turismo e a necessidade de regulamentação das gorjetas.

Sampaio cobrou, ainda, investimentos em pesquisa e estatística para que se obtenha um retrato fiel do turismo no país. “Hoje não há dados exatos sobre a capacidade instalada do setor. É necessário um mapeamento para definir áreas prioritárias e a destinação de investimentos”, frisou.

Alinhado ao discurso, o presidente da Confederação Brasileira de Convention and Visitors Bureaux, João Luiz Moreira, lamenta que o Brasil apresente problemas de infraestrutura nas mais variadas esferas.  “Precisamos aproveitar o momento de desoneração fiscal aprovado pelo governo para atacar esses gargalos”, destaca, criticando a taxa de embarque internacional.

Benedito de Lyra afirmou que aproveitará as demandas para construir uma agenda positiva que fortaleça o turismo. Também estiveram presentes à reunião, e engrossaram o coro por mudanças e incentivos, o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Flávio Peruzzi; o diretor de Relações Parlamentares da Associação Brasileira de Agências de Viagens, João Quirino Jr.; e o Assessor da Presidência da Embratur, José Luiz Viana da Cunha.

As contribuições das entidades presentes na reunião serão consolidadas pela Assessoria de Turismo e Hospitalidade (Astur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e encaminhadas à comissão pela Câmara Empresarial do Turismo (CET) da CNC.

Fonte: FBHA