Home »

Federação discute em Foz entraves e soluções da hotelaria e gastronomia

Federação discute em Foz entraves e soluções da hotelaria e gastronomia

Encontro FBHA

Encontro FBHA
Encontro Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação em Foz –
Foto Silvio Veras

O “16º Encontro Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação” debateu, em Foz do Iguaçu, entraves enfrentados pelos profissionais do setor e possíveis soluções e medidas para a diminuição nos custos dos empreendimentos. O evento aconteceu durante o Hotel Show, em Foz do Iguaçu.

O encontro foi promovido pela FBHA e pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, na sexta, 19. Após a abertura coordenada pelo vice-presidente da FBHA, Marco Aurélio Fatuch, e pelo presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, iniciou-se um série de atividades ao longo do dia.

O gerente jurídico da FBHA, Ricardo Rieto, comentou sobre questões jurídicas que podem impactar a produtividade, citando três pontos importantes que integram projetos de lei que estão em tramitação e são de grande interesse para a classe: gorjeta, cobrança por direitos autorais em hotéis e adaptação de aposentos para deficientes.

Diante de empresários e executivos dos segmentos de hotelaria, da gastronomia e do trade turístico, ele afirmou perceber “uma união total do setor e dos sindicatos atuando junto aos deputados e senadores das bases respectivas para que a defesa de interesses seja bem feita”.

Tarifa luz
Ricardo Bezamat consultor da FBHA - Foto Silvio Veras
Ricardo Bezamat, consultor da FBHA
– Foto Silvio Veras

O aumento na tarifa das contas de luz – ocasionada principalmente com a crise hídrica vivenciada pelo Brasil – e o impacto às atividades hoteleiras fizeram parte da apresentação de Ricardo Bezamat, consultor em eficiência energética da FBHA.

Ele lembrou três ações fundamentais para a diminuição dos custos com energia: avaliação das instalações em busca de possíveis desperdícios; a saída do mercado cativo para a entrada no mercado livre de energia (no caso da soma de vários empreendimentos de uma mesma rede); e a adoção de medidas de eficiência energética.

“Colocar películas de proteção solar, por exemplo, é muitas vezes mais barato do que trocar um vidro. Além disso, há outras características importantes que envolvem até mesmo a saúde, já que reduz a incidência de raios ultravioletas (prevenindo casos de câncer de pele)”.


Outro ponto interessante levantado por Bezamat foi a cobrança por Energia Reativa Excedente (EREX), uma taxa que na maioria das vezes passa despercebida na conta de luz e pode ser evitada com a instalação de um simples banco de capacitores. “Essa instalação pode evitar gastos consideráveis a longo prazo”, completou.

Central – O público também pôde conhecer a Central de Compras do Hoteleiro. O canal de compras com faturamento direto foi desenvolvido especificamente para o mercado hoteleiro e tem como vantagem o relacionamento direto entre empresário e indústria, além da otimização de custos pela ausência de intermediários no processo, destacou a diretora-presidente Cleide Andrade.

Avaliação

Presidente do Sindhotéis Carlos Silvano Encontro da FBHA em Foz - Foto Silvio Veras
Presidente do Sindhotéis, Carlos Silva,no Encontro da FBHA em Foz – Foto Silvio Veras


O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, avaliou como positivo o encontro. “É muito bom ter a presença de experts de cada segmento para podermos trocar ideias, diminuirmos custos e competirmos mais no mercado”. Já a coordenadora de negócios da FBHA, Marluce Magalhães, afirmou que os encontros regionais são mais uma forma de interagir e prestar serviços e assistência aos associados.

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

NOSSOS CLIENTES

Carrossel de clientes

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Hotel Coroados Foz Express

Rua Marechal Deodoro, 886 Centro – Foz do Iguaçu – PR CEP: 85851-030 Fone: 45 3523- 4167. reservas@hcoroadosfoz.com.br www.hcoroadosfoz.com.br

LEIA MAIS