Federação discute em Foz entraves e soluções da hotelaria e gastronomia

Encontro FBHA

Encontro Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação em Foz –
Foto Silvio Veras

O “16º Encontro Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação” debateu, em Foz do Iguaçu, entraves enfrentados pelos profissionais do setor e possíveis soluções e medidas para a diminuição nos custos dos empreendimentos. O evento aconteceu durante o Hotel Show, em Foz do Iguaçu.

O encontro foi promovido pela FBHA e pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, na sexta, 19. Após a abertura coordenada pelo vice-presidente da FBHA, Marco Aurélio Fatuch, e pelo presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, iniciou-se um série de atividades ao longo do dia.

O gerente jurídico da FBHA, Ricardo Rieto, comentou sobre questões jurídicas que podem impactar a produtividade, citando três pontos importantes que integram projetos de lei que estão em tramitação e são de grande interesse para a classe: gorjeta, cobrança por direitos autorais em hotéis e adaptação de aposentos para deficientes.

Diante de empresários e executivos dos segmentos de hotelaria, da gastronomia e do trade turístico, ele afirmou perceber “uma união total do setor e dos sindicatos atuando junto aos deputados e senadores das bases respectivas para que a defesa de interesses seja bem feita”.

Tarifa luz
Ricardo Bezamat consultor da FBHA - Foto Silvio Veras
Ricardo Bezamat, consultor da FBHA
– Foto Silvio Veras

O aumento na tarifa das contas de luz – ocasionada principalmente com a crise hídrica vivenciada pelo Brasil – e o impacto às atividades hoteleiras fizeram parte da apresentação de Ricardo Bezamat, consultor em eficiência energética da FBHA.

Ele lembrou três ações fundamentais para a diminuição dos custos com energia: avaliação das instalações em busca de possíveis desperdícios; a saída do mercado cativo para a entrada no mercado livre de energia (no caso da soma de vários empreendimentos de uma mesma rede); e a adoção de medidas de eficiência energética.

“Colocar películas de proteção solar, por exemplo, é muitas vezes mais barato do que trocar um vidro. Além disso, há outras características importantes que envolvem até mesmo a saúde, já que reduz a incidência de raios ultravioletas (prevenindo casos de câncer de pele)”.

Outro ponto interessante levantado por Bezamat foi a cobrança por Energia Reativa Excedente (EREX), uma taxa que na maioria das vezes passa despercebida na conta de luz e pode ser evitada com a instalação de um simples banco de capacitores. “Essa instalação pode evitar gastos consideráveis a longo prazo”, completou.

Central – O público também pôde conhecer a Central de Compras do Hoteleiro. O canal de compras com faturamento direto foi desenvolvido especificamente para o mercado hoteleiro e tem como vantagem o relacionamento direto entre empresário e indústria, além da otimização de custos pela ausência de intermediários no processo, destacou a diretora-presidente Cleide Andrade.

Avaliação

Presidente do Sindhotéis Carlos Silvano Encontro da FBHA em Foz - Foto Silvio Veras
Presidente do Sindhotéis, Carlos Silva,no Encontro da FBHA em Foz – Foto Silvio Veras

O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, avaliou como positivo o encontro. “É muito bom ter a presença de experts de cada segmento para podermos trocar ideias, diminuirmos custos e competirmos mais no mercado”. Já a coordenadora de negócios da FBHA, Marluce Magalhães, afirmou que os encontros regionais são mais uma forma de interagir e prestar serviços e assistência aos associados.