Festas de fim de ano contribuem para a retomada do turismo brasileiro

No Paraná, Parque Nacional do Iguaçu registrou quase 10 mil visitantes no fim de semana do Natal

Com o começo da alta temporada no Brasil, o turismo nacional vai mostrando que a retomada do setor continua firme e forte. De acordo com a gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur, mais de 230 mil passagens foram compradas do exterior para o território brasileiro entre 19 de dezembro e 2 de janeiro.

O fim de semana do Natal foi uma amostra desta recuperação. Um dos principais atrativos turísticos do país, o Parque Nacional do Iguaçu, casa das Cataratas do Iguaçu, registrou números positivos no cenário pós-pandemia. Foram 9,5 mil visitantes entre os dias 24 e 25 de dezembro, número praticamente igual a soma do mesmo período em 2020 e 2021 (10,5 mil, sendo 6,5 mil em 2021 e 4 mil em 2020) e pouco abaixo de 2019 (12,3 mil).

Do total de turistas que visitaram o parque, mais de 2 mil eram estrangeiros. Estados Unidos e Argentina lideraram o período, com 458 e 429 visitantes nas Cataratas, respectivamente. Também marcaram presença turistas de países como França, Colômbia, Israel, Coreia do Sul, China, México, Itália, Japão, Peru e Inglaterra, entre outros.

“Além das datas comemorativas, como Natal e Réveillon, os próximos meses serão muito importantes para um dos setores mais afetados pela pandemia. A expectativa é de que o turismo brasileiro se aproxime do mesmo patamar de 2019, para que possamos trabalhar o quanto antes pensando no crescimento do setor”, destaca Gilson Machado Neto, presidente da Embratur.

Outro destino brasileiro famoso pelo turismo, a cidade de Gramado já tinha igualado em novembro o total de turistas que visitaram o local em 2021. Foram mais de 6,8 milhões de visitantes, de acordo com a Empresa Gaúcha de Rodovias, número que já supera a média de visitantes registrada no período pré-pandemia, de 6 a 6,5 milhões de turistas por ano.

(Embratur / Foto: Zig Koch/MTur).

Workshop de Segurança de Alimentos

Nesta sexta (14), aconteceu no Sindhotéis, o workshop de Segurança de Alimentos, onde 30 participantes ligados a hotelaria e gastronomia, participaram.  A nutricionista Suyan Alexandre

“Não é Não”

“Não é Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas,