Home »

Festival Gastronômico e Cultural reúne três mil pessoas em Foz

Festival Gastronômico e Cultural reúne três mil pessoas em Foz

Além da música, várias outras apresentações culturais, evidenciando o folclore regional, fizeram parte do Festival. Já na parte gastronômica, além dos produtos coloniais e orgânicos já comercializados no Centro, seis cidades, que fazem parte da Região das Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago Itaipu, comercializaram 1,1 mil pratos típicos e da culinária regional.

A consultora do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu, Ana Lucia de Sousa, comemora os resultados. “Conseguimos promover, num mesmo evento, a diversidade gastronômica e cultural da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago Itaipu, além da Argentina”.

O fogo de chão, sempre com uma costela inteira era de encher os olhos dos visitantes. Esse era o prato principal servido pela empresa Luciano Eventos de Santa Helena, acompanhado da costela no disco com mandioca, arroz, purê de batata e saladas. A empresa organiza casamentos, aniversários, formaturas, encontro de famílias, entre outras comemorações. “Há doze anos no mercado, queremos expandir nosso negócio para a região e participar do Festival foi uma grande oportunidade. Conseguimos fazer muitos contatos,” comenta o proprietário Luciano Massaneiro.

A comerciária Neuza Salete Allgayer que mora em Foz do Iguaçu há 10 anos e ainda não conhecia o Centro de Artesanato ficou impressionada. “Os pratos estão muito saborosos, difícil é conseguir comer tudo que temos vontade. Esse tipo de evento que envolve a comunidade de Foz e não apenas o turista deveria acontecer com mais freqüência.”

O coordenador da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Jaime Nelson Nascimento, avalia o evento como positivo. “Percebemos os municípios mais abertos a novas iniciativas, menos concorrentes e mais unidos num objetivo comum, resgatar a cultura e através dela desenvolver ainda mais o turismo não só na Região das Cataratas do Iguaçu, como nos 15 municípios que fazem parte do Caminhos ao Lago Itaipu.”

A Feira do Pequeno Produtor de Missal também expôs e comercializou seus produtos coloniais no Festival. Cuca, rapadura, queijo, biscoito, geléia e muitos outros produtos surpreenderam os visitantes pelo sabor. A Feira funciona em Missal, de segunda a sexta, das 8h às 18h e no sábado, das 8h ao meio-dia. “Acredito que as pessoas que compraram nossos produtos, vão conhecer Missal para comprar mais e essa é uma forma de incrementar o turismo, além de ampliar as possibilidades de vendas”, comenta a atendente da Feira, Cecília Reinehr.

O empresário de Santa Helena, Luciano Bedim elogiou muito a iniciativa de reunir os pratos e o folclore da região num mesmo evento. “Assim, além de degustar o delicioso cardápio dos municípios também conhecemos um pouco mais das alternativas que temos tão próximas e que muitas vezes esquecemos de valorizar.”

Já Medianeira estava representada por duas empresas, a área de lazer Pesca e Prosa e o Restaurante e Pizzaria Recanto Familiar que serve buffet completo no almoço e jantar, além de porções. O prato principal no Festival era o tradicional frango recheado, assado e desossado. Ainda vinha acompanhado de arroz, saladas e peixe frito. “Preparamos tudo com muito carinho. Nosso objetivo é pegar o turista pela boca, como diz o ditado”, comenta a proprietária do restaurante Nelci Maria Schek. Ao mesmo tempo que servia os pratos, a proprietária do Pesca e Prosa Alvina Rockembach aproveitava para falar também do espaço de lazer oferecido em Serranópolis. “O movimento no festival foi muito bom, estamos satisfeitas, agora vamos esperar o turista.”

De Marechal Cândido Rondon veio o chopp e o prato típico alemão eisben, além de bisteca suína ao molho de castanha. Tudo isso é servido no Restaurante e Cervejaria, que leva o mesmo nome do chopp, Haus Bear e fica no centro da cidade. “Plantamos sementes, agora é preciso aguardar para ver os resultados”, comentou o presidente do Instituto de Turismo e Eventos Caminhos do Turismo Integrado ao Lago Itaipu, Vitor Giacobbo, que também é proprietário do Haus Bear.

Da Argentina, vieram as empanadas e picadas de fiambres do Restaurante Fortin Cataratas, que fica dentro do Parque das Cataratas na Argentina. Segundo o responsável pelo marketing Gabriel Kunzemann, além das comidas rápidas, o restaurante também oferece menu a la carte, parrilha e buffet com mais de dez pratos regionais, além de saladas e sobremesas. É aberto apenas para almoço e também aceita reservas para festas. “Estamos muito contentes com as vendas, mas principalmente com a divulgação que conseguimos realizar nesses três dias do Festival”, comentou.

Para o presidente da Câmara de Empreendedores de La Region Del Iguazu, Ricardo A. Brizuela o segredo está na integração. “Nenhuma ação isolada de turismo deu certo anteriormente. Depois que começamos a se envolver em atividades conjuntas, conquistamos melhores resultados e assim queremos continuar.” Brizuela ressaltou ainda a importância da parceria com o Sebrae CDT AL para os 100 empreendedores que fazem parte da Câmara na Argentina. “Hoje, com a atuação do Sebrae em nossa região temos empresas mais fortes, mas estruturadas e profissionalizadas.”

Para o empresário de Foz do Iguaçu, Ivan Fernandes, que foi almoçar no Festival com sua família, as comidas estavam deliciosas. “A organização do evento está de parabéns e esperamos que tenha continuidade. Como não foi possível experimentar tudo, já pensamos em visitar municípios que conhecemos aqui para saborear outros pratos típicos.”

Um prato leve, saudável e saboroso: tilápia ao molho branco com arroz era o prato de Foz do Iguaçu. O restaurante Menu Brasil é que foi o responsável pelo estande. A cozinheira Sirlei Maria Schilling, espera que quem experimentou o prato no Festival procure o restaurante.

“Tudo que está sendo apresentado aqui tem uma estrutura empresarial por traz e é ai que trabalhamos numa cadeia de ações, que vai desde a organização e gestão até qualificação e fortalecimento dos empreendimentos que fazem o turismo da região um verdadeiro espetáculo”, diz o coordenador do Programa de Turismo do Sebrae/PR, Aldo César Carvalho, que também participou do evento.

Folclore
Na sexta-feira, depois da abertura, o grupo Trio de Cordas de Marechal Cândido Rondon e o grupo Galvão de Guaira iniciaram a programação cultural. Durante a tarde, grupos de Foz do Iguaçu também se apresentaram. A cidade de Itaipulândia trouxe os Gaiteiros e a Capoeira. A noite encerrou em ritmo italiano, com o Circulo Italiano e o grupo O menestrel, de Medianeira.

No sábado, quem abriu as apresentações culturais, foi o Coral Municipal de Foz do Iguaçu. Na sequência, o Grupo Polonês Lajkoonik, e do Grupo Italiano Nostro Banbini, de Entre Rios do Oeste. Depois, foi o Balé Municipal, seguido pelas danças folclóricas e clássicas, e da apresentação de danças típicas e canto do CTG de Missal que deu um show. Os Grupos Musical-Cultural Trío Iguazú, da Argentina fecharam a programação.

O Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu Felipe Gonzales destacou que o turismo regional vive uma fase de intensas atividades integradas. “Esse evento consolida essas iniciativas e oportuniza que a comunidade regional também conheça e valorize ainda mais os atrativos como cultura, folclore e gastronomia de toda região. Todas ofertas aqui reunidas formam um produto integrado e altamente competitivo na estratégia de turismo que estamos desenvolvendo.”

O Grupo de Dança Germânica Raízes, de Marechal Cândido Rondon abriu o roteiro de apresentações no domingo. Logo depois, o Grupo de Dança Folclórica Alemã Fortschritt Ohne Grenzen, o GTG Os Tropeiros do Sepé e o Grupo de Violões, de Pato Bragado foram as atrações. Os Grupos Musical-Cultural Trío Iguazú, da Argentina se apresentaram novamente e o encerramento foi feito pela Banda Versus Gargamel, de Santa Helena.

Feira de produtos regionais e artesanato
Além do artesanato, os visitantes adquiriram produtos coloniais e orgânicos, como bolachas, geléias, compotas, chocolates, cachaça e até mesmo orquídeas, que fizeram parte da feira de produtos regionais . “O Sebrae/PR é comprometido com o desenvolvimento do Turismo nessa região. Há cinco anos, por exemplo, não se tinha um local adequado para comercializar o artesanato e os produtos regionais, hoje temos e com uma estrutura que comporta até mesmo um evento como o Festival. Agora nosso apoio é justamente no constante desafio de movimentar esse local, trazer a comunidade e o turista”, comenta Júlio do Sebrae/PR.

A proprietária da Chocolates Duda, de Medianeira, Alexsandra Marasca de Santes comemorou o resultado das vendas. “Estamos muito satisfeitos com o movimento desse final de semana. O evento movimentou o Centro de Artesanato e conseguimos vender ainda mais.”

O presidente da Associação dos Condôminos do Centro de Artesanato, Ennes Mendes da Rocha, que também é o presidente da Cooperativa dos Produtores de Cachaça Artesanal do Oeste do Paraná (Copercachaça), ressaltou a importância de se realizar eventos no Centro de Artesanato. “Assim atraímos e motivamos também o público local. Só nesta tarde apresentei a Cachaça Quati para mais de vinte pessoas de Foz do Iguaçu que ainda não conheciam.” Segundo ele já estão programados mais dois eventos para 2010. “Um envolvendo produtores de vinho e cachaça do Mercosul e outro de produtos orgânicos.”

Crianças
As crianças tiveram um espaço especial no festival. Na tarde de sexta, elas participaram de atividades lúdico-educativas realizadas pelo Trilha Jovem do Instituto Polo Iguassu. No sábado e no domingo, participaram de aulas de artesanato organizadas pelo Programa Ñandeva.

O comitê organizador do Festival é formado pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Instituto de Turismo e Eventos Caminhos do Turismo integrado ao Lago de Itaipu e pelo Sebrae/PR, com apoio do Comtur e do Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos, contanto ainda com o apoio do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias e Integração Transfronteiriça para Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e America Latina (Sebrae CDT-AL).

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) Newton Paulo Angeli falou que o diferencial dessa Semana de Turismo foi o grande número de atividades que ocorreram nos municípios que fazem parte da Região das Cataratas e do Caminhos ao Lago Itaipu. “Foi uma grande ação de sensibilização, principalmente da comunidade, que encerrou com esse grande Festival, que com certeza é o primeiro de muitos outros que virão.”

“Sonhamos muito tempo com um evento como esse, que reunisse a cultura e a gastronomia de toda região, pois sabemos do potencial de todos os municípios, mas precisávamos apresentar para a comunidade e para o turista. Agora é realidade, além de resultado de um esforço conjunto de entidades comprometidas com o turismo”, afirmou o presidente do Gestur, Vilmar Mantovani

(Sebrae – Paraná)

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Hotel Coroados Foz Express

Rua Marechal Deodoro, 886 Centro – Foz do Iguaçu – PR CEP: 85851-030 Fone: 45 3523- 4167. reservas@hcoroadosfoz.com.br www.hcoroadosfoz.com.br

LEIA MAIS