Foz, cidade bonita por natureza e de gente forte

Neuso Rafagnin

De repente, começamos a escrever mais um capítulo na história de Foz do Iguaçu. Ao longo dos 106 anos de emancipação, já enfrentamos vários desafios hercúleos, como planos econômicos desastrosos e transição do movimento de sacoleiros para turismo de compras. O enfrentamento da pandemia do novo coronavírus veio para figurar nessa emblemática lista.

Fomos os primeiros a sentir a crise econômica por conta do fechamento dos atrativos turísticos por mais de dois meses, dos próprios meios de hospedagem e de gastronomia, do bloqueio temporário no aeroporto, rodoviária e restrições na BR-277. Isso sem falar nas pontes da Amizade e Tancredo Neves, que permanecem “cerradas”. Tudo isso fez o movimento de turistas cair a praticamente zero.

Mas agora, após adotarmos todas as medidas sanitárias necessárias para proteção à saúde, começamos a inverter a engrenagem. Com a reabertura das atrações turísticas em junho, aos poucos vamos retomar a visitação ao Parque Nacional do Iguaçu e seus inúmeros passeios pelas Cataratas do Iguaçu, Complexo Turístico Itaipu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras e Dreams Park Show, entre outros.

Perguntaram-me se tínhamos motivos para comemorar no aniversário de 106 anos de Foz do Iguaçu. Respondi que sim. Este é o momento de olharmos para o passado e lembrarmos quantos obstáculos já superamos para chegar até aqui. Recordar os pioneiros que desbravaram a região quando nem mesmo existiam estradas e energia elétrica. Juntos, vamos superar os novos desafios de 2020 para fortalecer ainda mais a nossa principal indústria, o turismo.

Somos uma cidade única no planeta por seus atrativos turísticos, hotelaria e gastronomia de excelência e, principalmente, por sua gente. Somos mais de 260 mil moradores que trabalham dia e noite para o desenvolvimento do “Destino do Mundo”. Temos certeza de que juntos (atrativos, hotelaria e gastronomia) reergueremos a cidade. Vai levar um tempo, sabemos, talvez um ano ou mais, mas sairemos ainda mais fortes e unidos.

Em mais aniversário da nossa querida cidade, parabenizamos todos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico iguaçuense, sobretudo saudamos os profissionais do turismo e os empresários dos meios de hospedagem e gastronômicos do Destino Iguaçu. Estamos demonstrando força, garra e união para vencermos mais esse desafio. Daqui a alguns anos, lembraremos os guerreiros de hoje na defesa da nossa Foz do Iguaçu.

Neuso Rafagnin é presidente do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região).