Foz do Iguaçu lança sexta edição do Festival de Turismo das Cataratas

Alexandre Palmar – H2FOZ

A sexta edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu foi lançada nesta quarta-feira, 30, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. O lançamento foi marcado pela expectativa de superar as edições anteriores em várias áreas, desde número de participantes a expositores.

O festival será um guarda-chuva de uma série de eventos programados para os 16, 17 e 18 de junho. Entre eles a Rodada de Negócios do Sebrae, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, a 2ª Mostra de Turismo Sustentável, a Arena Gastronômica Abrasel e o Hotel Show.

Também tem destaque na programação a Confraternização Panorama Turismo, a Reunião Airmet, a Reunião da Associação Nacional Brasil Total Recepectivos, a Reunião do Conselho Estadual de Turismo, a Reunião do Conselho Nacional da Abav, a Reunião Schultz e o Workshop de Inovação IBQP.

“O festival está crescendo e tem muito potencial para avançar. A meta é alcançar 400 expositores”, afirmou Paulo Angeli, da empresa De Angeli Feiras & Eventos, que compartilha a organização e realização do evento com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). “Quantos as palestras, estamos trazendo nomes de peso”, completou.

Em 2010, o festival reuniu 5,5 mil pessoas; já a feira teve 145 estandes e 264 expositores. Todos esses números serão superados, garantiu Angeli. Ele destacou ainda que as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial.  “Os interessados devem se apressar porque já estamos com 83% dos estandes negociados”, finalizou.

Num espaço de 4,5 mil metros quadrados, os expositores apresentarão inovações como destinos turísticos do nordeste, adesão de novas companhias aéreas, e apresentações artístico-culturais em um palco montado especialmente para uso dos expositores.

Negócios – A Rodada de Negócios do Sebrae/PR, por exemplo, este ano continuará a contribuir com a meta do Festival em alcançar a margem de 10 milhões de reais em realização negócios. O Sebrae continuará trazendo empresas âncoras como chamariz da Rodada e nesta edição de 2011 agregará as empresas da Mostra de Turismo Sustentável em sua agenda.

Hotel Show – Dentre os eventos paralelos, um dos destaques é o Hotel Show. Apresentação de novidades em equipamentos, produtos e serviços para hotelaria, motelaria, restaurantes, bares e turismo. O evento é promovido pelo Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz do Iguaçu e Sindotel/Curitiba.

Ciência – O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu tem como tema “Tendências do Turismo Regional diante do novo perfil do Consumidor”.  O evento é um dos maiores de turismo o Brasil em termos científicos, abringando palestras e apresentações de trabalhos. Ao final da jornada haverá premiação dos trabalhos e publicação de um livro com o material.

Sustentável – Outra novidade do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu é a ampliação do espaço destinado a Mostra de Turismo Sustentável. “Ano passado ela ocupou 200 metros quadrados, neste ano ocupará 700 metros quadrados”, disse Fernanda Fedrigo, presidente do Polo Iguassu. A área será destinada a apresentação de empresas e iniciativas de turismo sustentável e de base comunitária nacional e internacional.

A mostra engloba um concurso nacional para participação no evento de iniciativas brasileiras, cujo lançamento será em 4 de abril. Também terá palco com apresentações artísticas e culturais; vitrine viva formada por mestres e artesãos, exposição de produtos associados ao turismo, roda de prosa, além de apresentação de casos de sucesso de turismo sustentável e de base comunitária.

Workshop de Segurança de Alimentos

Nesta sexta (14), aconteceu no Sindhotéis, o workshop de Segurança de Alimentos, onde 30 participantes ligados a hotelaria e gastronomia, participaram.  A nutricionista Suyan Alexandre

“Não é Não”

“Não é Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas,