Um grande sucesso da TV na década de 1980 volta em março exaltando as maravilhas do Destino Iguaçu
A Novela Vale Tudo foi um grande sucesso da TV brasileira no ano de 1988 e neste ano de 2025, ganha um remake com os dois primeiros capítulos gravados em Foz do Iguaçu, com o apoio do Visit Iguassu. O Visit esteve presente na ação desde a primeira visita técnica, que aconteceu de 04 a 09 de julho de 2024, com a presença da Luciana Monteiro (Produtora Executiva da Novela), Paulo Silvestrini (Diretor Artístico), Paulo Ramos (Cenógrafo), Carlos Henrique (Produtor de Locação) e Fábio Assumpção (Parcerias e Recursos de Produção Estúdios Globo).
O Visit Iguassu apoiou, também, a segunda visita técnica em Foz do Iguaçu, que aconteceu de 01 a 04 de outubro de 2024, com os integrantes citados acima e demais membros da equipe de produção. Totalizando 15 pessoas, a visita incluiu diversos setores, sendo eles arte, iluminação, segurança, operacional, produtores de elenco, etc.
A terceira etapa da presença da equipe da Globo em Foz do Iguaçu já foi para a realização das gravações, que aconteceu de 18 de novembro a 08 de dezembro de 2024, e contou com a participação de aproximadamente 130 profissionais, incluindo equipe técnica e elenco. Nessa terceira etapa o Visit Iguassu acompanhou em momentos estratégicos, estando sempre atento às possíveis demandas da produção e contatos necessários para auxiliar a produção.
O papel fundamental do Visit Iguassu na gravação da novela – Já no primeiro contato com a produção da novela, o Visit Iguassu ficou responsável pela sugestão da programação de visitas às possíveis locações. Com as ideias claras de como as locações deveriam ser, o papel do Visit foi potencializar a exposição da cidade, sugerindo locais que poderiam compor as gravações. Foram visitados hotéis associados ao Visit Iguassu, centro e bairros centrais, Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, Wonder Park Foz, Marco das Três Fronteiras, Itaipu Binacional, cemitérios, rodoviária e o bairro Itaipu A, que correspondia ao perfil da casa que era procurada para a novela.
Além das visitas, o Visit Iguassu organizou uma reunião estratégica com a Gestão Integrada do Turismo para que a Globo explicasse sobre a produção, mostrando que a releitura da novela seria benéfica para a imagem do Destino Iguaçu e expondo quais os apoios necessários para viabilização das gravações.
Nas visitas precursoras, o Visit Iguassu, através da parceria com seus associados, ficou responsável pela hospedagem, transporte, alimentação da equipe, liberações, acompanhamento e agendamentos de reuniões estratégicas.
O acompanhamento do Visit Iguassu e aproximação dos parceiros com a equipe de produção, possibilitou a inclusão de mais dois atrativos como cenários da novela, como foi o caso do Marco das Três Fronteiras e Parque das Aves. O Visit reforçou a apresentação dos locais e a importância de mostrar uma cidade que evoluiu muito desde a primeira versão. As argumentações e as visitas técnicas precursoras bem pautadas foram decisivas para que a equipe e diretores incluíssem esses locais.
O papel do Visit Iguassu foi mostrar como a logística e a segurança pública da cidade são fatores que consolidam o Destino como potencial para produções de audiovisuais, além de demonstrar que na cidade existe um grande portfólio de empresas fornecedoras de serviços que atendem as expectativas e demandas da equipe de produção.
Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu reforça: “Para o Visit Iguassu, promover Foz do Iguaçu como Destino do Mundo é primordial, então o contato com a produção da novela foi fundamental para aumentar ainda mais a divulgação da cidade e região. Estarmos presentes no primeiro capítulo da novela que tem alcance nacional é algo muito grandioso, o que potencializa o trabalho que fazemos com a gestão integrada do turismo, que une esforços entre a iniciativa pública e privada, ressaltando as maravilhas da nossa cidade e tudo que ela pode oferecer.”
Presença de famosos no Destino potencializa a mídia – Com atores globais na cidade para gravar a novela, a equipe do Visit Iguassu ficou à disposição para realizar atividades na cidade e região. Um dos exemplos foi a participação na festa surpresa de aniversário da atriz Taís Araújo, que aconteceu no Hotel das Cataratas, quando houve maior aproximação com Manuela Dias, autora da novela, quando foi oportunizada uma ao Parque das Aves. A visita foi crucial para Manuela conhecer e se encantar com o trabalho do Parque e incluir cenas de Taís Araújo no atrativo.
Outra oportunidade aproveitada pelo Visit Iguassu foi a aproximação com a produção do Fantástico, que estava em Foz durante os dias de gravação da novela, produzindo um documentário sobre os bastidores. No tempo livre da equipe, o Visit viabilizou e acompanhou uma visita especial à Itaipu Binacional. São laços que foram estreitados, possibilitando aberturas de portas e amplitude de pauta.
Divulgação, trailers e expectativa do primeiro capítulo da novela – Com todas as cenas que incluirão Foz do Iguaçu já gravadas, o primeiro capítulo mostrará com destaque a Terra das Cataratas e já fazem parte dos primeiros trailers de divulgação da novela. O primeiro foi exibido no dia 24 de fevereiro em rede nacional e ganhou força também nas redes sociais. As exibições já somam mais de R$13.281.933,32 em retorno de mídia para Foz do Iguaçu entre as veiculações na TV, mídias digitais, sites e publicações orgânicas, foram contabilizados ao todo 48 registros. De acordo com dados do Ibope, as veiculações podem ter alcançado 101.539.662 telespectadores.
No dia 30 de março, domingo que antecede o lançamento da novela, um documentário será exibido no Fantástico falando sobre os bastidores das gravações em Foz do Iguaçu, com grande destaque para os atrativos da cidade e locais de gravação.
“O audiovisual é uma das mais importantes ferramentas de promoção de um destino turístico, principalmente porque ao exemplo de um remake de novela, despertará emoções e sensações já vividas por muitas pessoas que fizeram da produção um sucesso de audiência na década de 1980. Certamente a mídia televisiva será um grande impulsionador do desejo de mais pessoas visitarem Foz do Iguaçu ou revisitar as maravilhas do Destino. Afinal, Vale Tudo em Foz”, conclui Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu.
(Assessoria de Comunicação Visit Iguassu).