Foz do Iguaçu recebe dois voos extras nas férias de julho

Viagens diretas para Florianópolis e Belo Horizonte iniciaram no último final de semana

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebeu voos extras nas férias de julho. As viagens diretas para Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG) entraram em operação no último final de semana. A boa perspectiva de julho, afirma o prefeito Chico Brasileiro, já traz o resultado das campanhas e ações de divulgação do destino. “Nossa cidade está preparada para receber os turistas”.

Os voos extras fazem parte da parceria da concessionária CCR com a companhia aérea Azul. As partidas têm frequência segunda, quarta, sexta, sábado e domingo, com decolagem de ida para Belo Horizonte às 16h e retorno no dia seguinte, às 13h10. A rota com Florianópolis sai sempre às 17h40, com retorno às 15h30 do dia seguinte.

O secretário de Turismo, Paulo Angeli, disse que as conversas com a concessionária do terminal aeroportuário e as companhias aéreas têm ocorrido constantemente. “Foz do Iguaçu é um dos destinos turísticos mais procurados em todo o mundo e a conectividade aérea será fundamental para atender esta demanda”, disse.

Pré-pandemia

A meta, segundo o prefeito Chico Brasileiro, é alcançar números como os de julho de 2019, quando 225.588 visitaram o parque. No mesmo mês, em 2020, a unidade ficou fechada por causa da pandemia. Em 2021, o atrativo recebeu 56.819 visitantes no mesmo período.

“Temos a nosso favor as campanhas e ações de promoção e divulgação desenvolvidas pelos órgãos de turismo no mercado interno e junto a Argentina e o Paraguai”, disse o prefeito. Foz do Iguaçu, em especial as Cataratas do Iguaçu, está nas campanhas internacionais da Embratur, o que reforça a imagem do destino em países da América Latina, lembra.

Outro fator, ainda de acordo com Chico Brasileiro, são os novos atrativos como a Roda Gigante, Dreamland, Museu de Cera e Movies Cars, que também aguardam o incremento no movimento. A Roda Gigante tem uma vista geral das cidades da tríplice fronteira, já Dreamland, Museu de Cera e Movies Cars apontam no turismo indoor, mais comuns no inverno.

Preparativos

As projeções indicam que a movimentação turística em julho deste ano pode chegar muito próxima do pico registrado no mesmo período em 2019, antes da pandemia. O aumento na procura motivou os atrativos turísticos ajustar os horários de atendimento aos visitantes.

O Parque Nacional do Iguaçu, sétima atração turística no mundo, voltará a abrir todos os dias a partir deste sábado, 9. Do dia 9 a 24 de julho, abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h. Na Itaipu, a novidade é o aplicativo “Itaipu Turismo” que traz informações do complexo e permite a compra de passeios, avaliar e acessar curiosidades e experiências sobre as atrações.

O Marco das Três Fronteiras organiza uma programação especial para suas atrações artístico-culturais, além da vista da tríplice fronteira (foz do rio Iguaçu com o rio Paraná), dos marcos instalados em Puerto Iguazú e Presidente Franco e do restaurante no local que funciona a partir das 17h.

A ocupação da rede hoteleira também aponta para uma média de 50% a 75% no mês de julho, afirma Marcelo Martini, presidente do Sindhotéis. “A expectativa é de um mês ótimo para hotelaria de Foz do Iguaçu”. Os estabelecimentos vão ofertar atrações para crianças e festas temáticas no período.

(AMN /Foto: Jonathan Campos/AEN).