Home »

Foz ganhará Escola Nacional de Turismo

Foz ganhará Escola Nacional de Turismo

Fechamos janeiro com mais novidades para a qualificação profissional em turismo em Foz do Iguaçu e região. Isso porque estamos pertinho de fechar o convênio entre o nosso Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo, a Unioeste e o Governo Federal para criação de uma Escola Nacional de Turismo, que funcionará no atual Centro de Capacitação Sindhotéis.

Autoridades presentes
Participaram do encontro, promovido na quinta-feira, 29, o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin; o deputado federal Vermelho; o professor da Unioeste, Paulo Wolf; o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez; o secretário Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla; e o diretor da Cataratas do Iguaçu S.A, Adélio Demeterko. Também estiverem presentes Sérgio Beltrame, Tânia Marta e o diretor-executivo do Sindhotéis, Plácido Oliveira.

União de forças
O projeto tem sido construído conjuntamente pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; pelo deputado federal Vermelho, pela Unioeste e Sindhotéis com objetivo de construir a “ primeira Escola Nacional de Turismo”, destacou o professor e ex-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Paulo Wolf. Vale frisar que a proposta criou corpo na sua gestão frente à instituição de ensino superior. “O governo federal já liberou R$ 3 milhões. O recurso está empenhado”, comemorou Wolf.

Projeto terá 3 frentes de ação
O projeto tem três etapas: 1) desenvolver estudos dos potenciais turísticos da região 2) implantar dezessete cursos de qualificação profissional e 3) criar um escritório de inteligência do turismo para produzir pesquisas. “Em fevereiro precisamos fazer o estudo de aplicação e o convênio entre o Sindhotéis e Unioeste. A ideia é montar equipe pedagógica e administrativa em março e iniciar as aulas em abril.

Luta incansável em Brasília
Durante o encontro promovido no Sindhotéis, o deputado federal Vermelho informou que a criação da Escola Nacional de Turismo é resultado de uma luta incansável em Brasília, com apoio de todo o trade turístico de Foz do Iguaçu. “Vamos preparar a nossa gente com mais profissionalismo para melhor atender ao turista que vem a cidade”, disse. Segundo ele, o ministro de Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, virá ao município em breve para a aula inaugural. “É fonte, renda, riqueza para todos nós”, afirmou.

Referência no Brasil
Como não poderia deixar de ser, o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin, também mostrou otimismo para o início das aulas em curto prazo, já que a parceria entre o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (braço pedagógico do sindicato), a Unioeste e o Governo Federal tem avançado rápido. “É uma grande parceria envolvendo o nível nacional, estadual e municipal para criamos um centro de ensino de turismo de referência no Brasil”, resumiu Rafagnin.

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO