Foz terá a Feira de Agroindústria Colonial e Mostra de Agroturismo Colonial

A FEIRA DE SABORES COLONIAIS, que além de congregar as tradicionais feiras de agroindústria familiar também agregará a Mostra Regional de Agroturismo- CAMINHOS COLONIAIS e o FESTIVAL GASTRONÔMICO COLONIAL.  Será realizada no CCI-Centro de Convivência do Idoso, Praça da Bíblia, Jardim São Paulo- Foz do Iguaçu, entre os dias 3 e 5 de dezembro. O evento leva a assinatura do Instituto EMATER, Sindicato Rural, da Prefeitura Municipal e, conta com o apoio do Iguassu Convention & Visitors Bureau/ICVB, do SINHOTEIS, da ACIFI e, muitas outras Instituições. No espaço gastronômico colonial, dentro da FEIRA, será oferecido opções de pratos tradicionais da colônia e, aberto ao público visitante, tais como: café colonial, comida mineira, peixe grelhado e sukiyaki.

O evento deverá contar com a participação 48 produtores da agroindústria, de várias regiões do Estado, inclusive do Litoral Paranaense, com a finalidade de expor e comercializar produtos como cereais, café, conservas, geléias, compotas e doces, derivados da cana-de-açúcar, como o melado, embutidos, frangos e peixes, queijos e lácteos, produtos congelados como mandioca e massas, panificação e outros.

A feira que agrega três eventos simultaneamente: Agroindústria Colonial, Caminhos Coloniais e Festival Gastronômico Colonial, será a primeira nos moldes que Foz do Iguaçu promove e tem como objetivo a comercialização entre os setores de agroindústria e turismo. Também é uma oportunidade para gerar negócios entre produtores, supermercados, restaurantes e hotéis da região Iguaçu.

Conforme explica o coordenador geral da FEIRA DE SABORES COLONIAIS e gerente da unidade da Emater em Foz do Iguaçu, Roberto Lolis, o fator fundamental para o sucesso da feira, que deverá ser realizada todos os anos, será a venda direta entre produtor e consumidor. “Cidades como Matelandia, Nova Aurora e Serranopolis do Iguaçu já tem um circuito formatado de Agroturismo e vão expor os seus trabalhos de sucesso em Foz. Nós estamos tomando muito cuidado em explorar este tipo de turismo porque nossa preocupação maior é de sempre preservar a natureza e, não são formas de turismo de massa”, afirma Lolis.

PROGRAMAÇÃO – A abertura da feira vai acontecer no dia 03, às 20 horas, mas já vai estar aberta para o público a partir das 14h, até às 22 horas. Sábado (4) e domingo (5) abre às 10h e segue até às 22h. Durante a feira os consumidores poderão degustar os pratos coloniais e guloseimas coloniais (pamonhas, pudins, bolos, doces, etc)  e a renda será revertida para o Centro de Convivência do Idoso (CCI)

CARDÁPIO – Dia 03 jantar com Sukiyaki; sábado (4) almoço também com Sukiyaki e à noite Café Colonial; domingo (5) almoço – Cantinho Mineiro e  jantar – Peixe Grelhado. O valor das refeições é de R$15 por pessoa.

(Texto da assessoria de comunicação do Iguassu Conventions & Visitors Bureau)