A lenda das Cataratas do Iguaçu e o grande amorvivido pela Naipi e Tarobá, ganha uma versão infantil, mas que encanta até mesmo os adultos. O casal Melissa de Souza Ferreira Vieira e André Ribas Vieira, são dentistas, e produziram um livro infantil que faz sucesso e está encantando os leitores mirins.
O projeto é 100% iguaçuese, começou no ano de2015 e levou 2 anos para ser concluído, as ilustrações ficaram por conta de Moisés Ferreira de Souza. O livro foi lançado na feira do livro de Foz em 2017 e dentro do processo foram feitas váriasoficinas para chegar a uma identidade cultural da Naipi e do Tarobá numa versão mais cartoon para o público infantil, “esses personagens passam uma sensualidade muito grande, e queríamos que o público infantil tivesse esses personagens infantispara terem uma maior comunicação”, diz André.
O objetivo do projeto é promover uma experiência cultural e um resgate histórico da Lenda das Cataratas, incentivando os estudantes ao hábito da leitura, já que muitas crianças acabam trocando um livro pelo aparelho celular, “o interesse pela história da Lenda das Cataratas, perde-se no meio a tantas tecnologias e no tempo, estamos em uma era que a leitura tem ficado em segundo plano”, pontua André.
Também está disponível uma versão para colorir, os personagens ensinam no livro como combater a dengue, desenvolvendo a reflexão e o cuidado pela natureza presente em nosso dia-a-dia, sobretudo, aprender os direitos e deveres de cada um, “querermos estimular as crianças a melhorar a questão cognitiva do hábito da leitura, e que nossa lenda seja propagada para o mundo todo, temos o livro em português e espanhol, e logo teremos em inglês”.
O projeto foi criando corpo e o casal também participa de contação de histórias e oficinas. O conhecimento quando é apresentado de forma lúdica, permite a criança desenvolver o seu lado criativo, aflorando o pensar. “Realizamos oficinas que promovem um envolvimento com a cultura local, desta forma, percebe-se nitidamente o interesse do público nos personagens da Lenda das Cataratas e suas perspectivas através das palavras, propagando a conscientização na área socioambiental e cultural”.
Mais informações: www.naipietaroba.com.br.